Há algum tempo eu desembarquei na Ilha Esmeralda. Muitos me invejaram e desejavam ter a coragem que eu tive, mas morar em Dublin como estudante e potencial trabalhador part-time não tem todo aquele glamour que a maioria das pessoas imagina quando escuta sobre morar fora do Brasil, principalmente na Europa, mas também traz muitos aprendizados.
Crédito: © Tomert | Dreamstime
Aqui na Irlanda você aprenderá a valorizar os momentos e não as coisas. Você aprenderá que as pessoas irão gostar (ou não) de você pelo o que você é e não pelo o que você tem.
Apesar de todos os problemas de nossa pátria, você irá defendê-la com unhas e dentes quando um Irish te perguntar se você tem orgulho de ser brasileiro.
Você entenderá que a linguagem dos sinais é realmente universal e você poderá fazer novos amigos sem conseguir falar fluentemente inglês ou qualquer outra língua.
Você verá que todas as crianças são iguais, não importa a nacionalidade – todas gostam de molhar os pés numa poça d’água da chuva.
Talvez você se surpreenda quando alguém esbarrar em ti e te pedir desculpas. Ou quando alguém perceber que você está perdido ou desorientado e te oferecer ajuda sem você pedir por ela.
Você verá que brasileiros que moram há mais tempo longe de casa serão mais afetuosos com seus conterrâneos e ficarão contentes em falar contigo em Português.
Bem, penso que ainda é cedo para fazer um balanço se minha decisão foi assertiva ou não, mas a cada dia tenho um novo aprendizado, uma nova conquista.
Se tenho saudade de casa, da minha família e dos amigos? Tenho sim, muita. Penso neles todos os dias. Mas a experiência tem sido extremamente válida.
Uma vida minimalista, com um pouco de desapego, em busca do amadurecimento pessoal.
Quem adquire residência em outro país precisa ficar atento com a Receita Federal brasileira. A…
Arrumar as malas e colocar o pé na estrada é, sem dúvida, maravilhoso. Mas será…
A Irlanda se prepara para dias mais quentes e ensolarados com a chegada de uma…
Em meio ao mercado varejista competitivo da Irlanda, os cartões de fidelidade tornaram-se aliados indispensáveis…
Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, lá estão eles trabalhando. A vida de…
Chegou a hora de escrever para os boêmios. Em Dublin, o destaque da noite fica…