Que São Patrício é o padroeiro da Irlanda, todos nós já sabemos, não é mesmo? Por isso mesmo, não é difícil identificar a St. Patrick’s Cathedral — Catedral de São Patrício — como sendo o cartão-postal da cidade de Dublin.
A imponente catedral foi construída entre 1220 e 1260 como forma de homenagear St. Patrick (ou São Patrício). Ou seja, está há mais de 800 anos fazendo parte da história de Dublin e da Irlanda. Por isso, tornou-se um dos pontos turísticos principais e mais visitados da capital irlandesa e da Ilha.
Ela é um dos poucos locais que mantêm o espírito da era medieval em Dublin. Segundo conta a história, o local escolhido para a construção da catedral — hoje conhecido como a região de Dublin 8 — era onde São Patrício batizava os novos cristãos.
Era lá que, no século 5, ele convertia para o cristianismo os líderes celtas que viviam na Ilha.
Vamos entender melhor a história da St. Patrick’s Cathedral, a catedral de São Patrício, em Dublin, na Irlanda.
Acompanhe!
Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar
A St. Patrick’s Cathedral é considerada a maior catedral da Irlanda. Apesar de seu tamanho, o arcebispo de Dublin não tem residência nessa catedral, mas, sim, na Christ Church Cathedral.
Um curiosidade é que um dos mais famosos reitores da Catedral de São Patrício, em Dublin, foi Jonathan Swift, autor da mundialmente conhecida coleção de livros Gulliver’s Travels — As Aventuras de Gulliver.
Ele atuou no cargo nos anos 1713 a 1745 e, de lá, tirou muitas inspirações para sua obra.
Outra curiosidade é a idade do coral da catedral, fundado em 1432 e até hoje existente. Ele se apresenta na igreja todos os dias em período escolar. A capela da catedral é datada de 1270 e foi restaurada no formato original.
Ouça: St. Patrick’s Day, o carnaval da Irlanda – E-Dublincast (Ep. 57)
Como quase todas as igrejas medievais da Europa, a St. Patrick’s Cathedral também sofreu alterações durante sua existência de séculos. Principalmente por conta de guerras e catástrofes.
O edifício original passou por tempestades e incêndios que alteraram sua originalidade. Em 1864, houve uma das mais questionáveis obras na catedral, que sofreu a moda neogótica que estava presente na arquitetura do país naquela época.
A catedral chegou a se tornar um estábulo para cavalos do exército inglês quando Oliver Cromwell — uma das figuras mais odiadas da história da Irlanda — tornou-se lorde protetor do país em 1649, após massacrar muitos irlandeses.
Engana-se quem pensa que a St. Patrick’s Cathedral é uma igreja católica. Tanto ela quanto a Christ Church Cathedral são catedrais anglicanas e existem até hoje, apesar da predominância católica da Irlanda.
Atualmente, a catedral faz parte das igrejas nacionais da Irlanda e não é considerada protestante nem católica.
A St. Patrick’s Cathedral recebe visitas diárias. O valor dos ingressos é de 8 euros para adultos e 7 euros para estudantes.
A catedral também realiza eventos como apresentações de corais e exposições.
Quer conhecer a St. Patrick’s Cathedral? Não espere para dar o segundo passo: leia o artigo especial do edublin sobre intercâmbio na Irlanda.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
A St. Patrick’s Cathedral (Catedral de São Patrício) fica localizada em Dublin, na região de D08. Ela foi construída entre 1220 e 1260.
A St. Patrick’s Cathedral é considerada a maior catedral da Irlanda. Apesar de seu tamanho, o arcebispo de Dublin não tem residência nessa catedral, mas, sim, na Christ Church Cathedral.
Não! Engana-se quem pensa que a St. Patrick’s Cathedral é uma igreja católica. Tanto ela quanto a Christ Church Cathedral são catedrais anglicanas e existem até hoje apesar da predominância católica da Irlanda.
Atualmente, a catedral faz parte das igrejas nacionais da Irlanda e não é considerada protestante nem católica.
Um dos personagens mais icônicos na história da Irlanda, São Patrício (St. Patrick) pode ser visto como símbolo de fé e do folclore irlandês. São Patrício era simplesmente um jovem ex-escravo e sacerdote que foi incumbido de levar a doutrina cristã para a Irlanda, de onde se tornou patrono. Leia mais aqui!
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…