Delegações com autoridades irlandesas viajam em missões pelo mundo para divulgar a cultura do país com a chegada do Dia de São Patrício.
Em 2023, o programa internacional do Dia de São Patrício abrangeu mais de 70 cidades, em 41 países, um número expressivo que demonstra o alcance global da celebração.
O programa do Dia de São Patrício deste ano é o maior até hoje, com 38 representantes do Estado participando de mais de 1.000 eventos oficiais em 84 cidades de 47 países.
O Ministro do Meio Ambiente, Clima, Comunicações e Transportes, Eamon Ryan, foi escalado para fazer a visita ao Brasil.
O tema deste ano é “O Futuro da Irlanda no Mundo”, com foco em alcançar os jovens e as comunidades irlandesas no exterior.
Para fortalecer essa mensagem, foi lançado um novo site, Ireland.ie, que funcionará como um centro digital central para o conteúdo internacional do Dia de São Patrício da Irlanda.
A visita mais esperada do St. Patrick’s Day é nos Estados Unidos, onde está concentrado o maior número de irlandeses e descendentes fora da Irlanda.
O governo irlandês afirmou que a tradição continuará. Leo Varadkar, primeiro-ministro da Irlanda, já está em visita oficial aos Estados Unidos onde fica até o dia 17 de março.
Ele fica em Boston para uma série de compromissos políticos, econômicos e com a comunidade irlandesa antes de viajar para Washington DC para as tradicionais comemorações do Dia de São Patrício, onde, cumprindo a tradição, entrega um vaso de Shamrock ao presidente Joe Biden.
A tradicional viagem anual do primeiro-ministro irlandês à Casa Branca tem sido marcada por críticas devido ao contexto de conflitos no Oriente Médio e ao apoio dos Estados Unidos a Israel.
O deputado do People Before Profit-Solidarity, Mick Barry, disse que a visita não deveria ser realizada e que era errado presentear o presidente Biden com um vaso de shamrock e tirar fotos em um momento de crise em Gaza, acusando o líder dos EUA de ser responsável pelo “assassinato” no enclave.
“Estou confiante em dizer que há centenas de milhares de irlandeses comuns que concordariam e que isso também não é feito em nome deles e que ficariam enojados com isso”, disse Barry.
Varadkar respondeu, dizendo que realizar um boicote seria um grande erro e que levará o assunto como pauta do encontro.
“Seria um grande erro se boicotássemos a reunião e perdêssemos esse importante compromisso que ocorre todos os anos desde a década de 1980. Mas usarei minha oportunidade, tanto em particular no Salão Oval quanto em público na Casa Branca, para deixar claro como o povo irlandês se sente em relação à situação em Gaza e como acreditamos que os EUA precisam e devem adotar uma abordagem que ajudará a promover um acordo de paz na região.”
Leia também: Quem foi São Patrício, o padroeiro da Irlanda
A Parada do St. Patrick’s Day está confirmada para o próximo dia 17 de março de 2024.
A expectativa é que meio milhão de espectadores assistam ao desfile, que terá bandas marciais de toda a Irlanda e do exterior e 4.000 participantes.
A programação completa do festival pode ser encontrada no site oficial do evento.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…