Categories: Notícias

Tarifas do transporte em Dublin sofrem reajuste

Se você utiliza os meios de transporte público em Dublin, vale ficar atento, já que os valores sofreram reajustes que entraram em vigor a partir de dezembro de 2018.

De acordo com o National Transport Authority (departamento de transportes irlandês), as novas tarifas abrangem tanto o sistema de ônibus, quanto o Luas e o Dart. Segundo o órgão, a boa notícia é que em alguns trechos, ao invés de subir, as tarifas ficam mais baratas.

Tarifas do Dublin Bus sofrem reajuste. Foto: Juan Antonio Barros Moreno | Dreamstime

Dublin Bus

As tarifas do Dublin Bus, por exemplo, sofreram um aumento de 5.3% para passageiros que pagam em dinheiro viagens entre 4 e 13 paradas. Assim, os preços sobem de 2,85 para 3 euros. No caso de pagamento realizado com o Leap Card, o reajuste para o mesmo trecho é de 4.7%, subindo de 2,15 euros para 2,25.

Por outro lado, as passagens para viagens mais longas, ou seja, para trechos superiores a 13 paradas, ficaram mais baratas para quem utiliza o Leap Card, caindo de 2,60 para 2,50 euros. Para quem paga em dinheiro, o valor permanece o mesmo, 3,30 euros.

Continua após a publicidade

Confira a tabela atualizada com os novos valores do Dublin Bus abaixo:

Reprodução: National Transport Authority

Reprodução: National Transport Authority

Luas

Quem utiliza o Luas vai sentir no bolso o preço das novas tarifas. Os valores subiram entre 2,4% e 3,4% para quem realiza o pagamento com o Leap Card e em dinheiro.

Outra mudança é que, para simplificar as cobranças, a partir de agora não haverá mais distinção de preços para jornadas realizadas dentro e fora de horário de pico, sendo cobrada uma tarifa única por trecho.

Confira os novos valores para o Luas:

Reprodução: National Transport Authority

Trens

De acordo com o National Transport Authority, usuários do Dart para trechos curtos verão uma redução no custo mensal, com as passagens caindo em torno de 6% (de 154 para 145 euros/mês).

Confira os valores do Dart em vigor desde 3 de dezembro:

Reprodução: National Transport Authority

Por outro lado, as passagens de trens entre cidades ficam mais caras – os reajustes variam entre 8.2% e 11.1%.

Economize com o Leap Card

Como não dá para escapar do aumento, uma boa dica para economizar é deixar de pagar a tarifa em dinheiro e aderir ao Leap Card. Além de sofrer reajuste menor, este cartão é considerado o meio de pagamento mais econômico, sem falar que você não precisa se preocupar em sempre carregar moedas na carteira, já que os ônibus não aceitam pagamentos em cédulas.

Leap Card é método mais econômico de pagamento nos transportes públicos irlandeses. Foto: Daily Edge

Para se ter uma ideia, a mais barata nova tarifa do Dublin Bus para quem pagar em dinheiro é 2,15 euros, já para os usuários que possuem o cartão, o valor do mesmo trajeto custaria 1,55 euros. Isso sem falar na praticidade, pois basta inserir crédito para utilizá-lo nos ônibus, Luas e Dart – assim como os bilhetes únicos que muitas cidades do Brasil utilizam. Para quem não quer passar apuros caso esqueça de abastecer o cartão, ainda pode utilizar o app Leap Card Top Up.

Novas rotas em Dublin com o Go Ahead Ireland

Mas, 2019 também traz boas novas para o transporte em Dublin. A  National Transport Authority (NTA), responsável pelo transporte público na Irlanda, está sempre disposta a melhorar a qualidade do sistema e lançou em janeiro a nova rede chamada de Go-Ahead Ireland que, a princípio contemplará nove linhas, 17, 104, 114,161,220,236,238,239 e 270, porém deve ser estendida para pelo menos 50 rotas pela capital Dublin.

Go Ahead é o novo serviço de ônibus em Dublin e promete menos atrasos e eficiência. Foto: E-Dublin

O novo serviço tornará algumas rotas, antes problemáticas, muito mais eficientes. A exemplo de áreas como Blackrock,  Maynooth e Leixlip. Apesar de ter entrado em vigor oficialmente no dia 20 de janeiro de 2019, o serviço já estava em teste desde setembro de 2018. Para os usuários, nada muda, já que as tarifas são as mesmas do Dublin Bus, assim como o uso do Leap Card, Free Travel Pass, Dublin Bus Rambler tickets e TaxSaver tickets, todos aceitos nas rotas operadas pela Go Ahead Ireland.

 

Atualmente, estima-se que há mais de 3 milhões de Leap Cards em circulação. Mesmo assim, a intenção do departamento de transportes é estimular cada vez mais o uso desse cartão. Outra vantagem é que o cartão também é válido em outras cidades na Ilha Esmeralda, podendo ser utilizado não só na capital, mas também em Limerick, Galway, Cork, Sligo, Athlone, Wexford e Waterford.

Imagem de capa via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Protestos violentos em Dublin: um ano depois, os desdobramentos continuam

Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…

22 de novembro de 2024

Grafton Street é a 17ª rua comercial mais cara do mundo para aluguel, com o metro quadrado valendo € 3.024

A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…

20 de novembro de 2024

Transporte público na Irlanda: as principais tarifas de ônibus, trens, bondes e outros

O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…

20 de novembro de 2024

Previsão do tempo na Irlanda: país deve enfrentar condições severas de neve e gelo em diversas regiões

O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…

20 de novembro de 2024

Viajar para a Irlanda: dicas, informações e valores para sua viagem (2025)

A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…

20 de novembro de 2024

Matrícula Consular no Exterior: como e por que tirar a carteira

Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…

19 de novembro de 2024