Pelo menos 130 mil casas foram atingidas com falta de energia por causa da tempestade Ellen, que passa pela Irlanda nesta semana. Ventos fortes e chuvas foram responsáveis por estragos principalmente no condado de Cork, mas também em Tipperary, Westmeath, Longford e Limerick.
Árvores caíram em carros e bloquearam rodovias, causando atrasos no transporte público, além de registros destelhamentos e alagamentos. A tempestade foi considerada a maior no país em 2020, principalmente no sul e no oeste, com ventos chegando a 143 km/h.
De acordo com reportagem do Irish Times, o número de locais sem energia chegou a quase 200 mil, mas o trabalho de equipes durante a madrugada fez com que a eletricidade voltasse em boa parte das casas e empresas.
O Met Éireann, instituto meteorológico da Irlanda, segue alertando com o status amarelo em boa parte da ilha entre esta quinta-feira, 20 de agosto, e sexta-feira, 21, com chuvas, ventos e trovões.
O status amarelo para chuvas está vigente até às 5h de sexta em toda a Irlanda. Já para os ventos fortes, o alerta vai para os condados Dublin, Louth, Wexford, Wicklow, Meath, Cork, Kerry e Waterford, entre 17h de quinta e 5h de sexta.
Leia também: Como o aquecimento global afetará a Irlanda?
Segundo a previsão, haverá chuvas pesadas ao longo da Irlanda, com muito vento e temperaturas chegando aos 20 graus, com mínima de 12 até a sexta-feira.
De acordo com informações da RTÉ, a ESB Networks Operations, que opera a eletricidade na Irlanda, afirmou que a tempestade Ellen foi a terceira maior causadora de problemas na rede irlandesa dos últimos anos, perdendo para a tempestade Ophelia, que causou estragos em outubro de 2017. No entanto, Ellen foi a tempestade de maior estrago registrada na Irlanda em 2020.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…