Os últimos dois dias foram marcados por muita farra, bonecos de neve e todos enlouquecidos à caça das regiões onde a neve caiu forte pela Ilha. E não pense você que esse alvoroço todo acontece só entre nossos conterrâneos. Os irlandeses, principalmente as crianças, correm para curtir a paisagem embranquecida que mudou a paisagem do país.
Mas, como muito se falou em 2010, última vez em que a neve tinha dado a cara por aqui de forma significativa, a Irlanda não tem estrutura nem preparo para os transtornos que podem vir junto no pacote. Pelo menos pelas próximas 48h as temperaturas, especialmente à noite, devem ficar em torno de -2ºC e -3ºC, o que garante a presença de mais neve e a formação de gelo em algumas regiões do país. No momento o alerta é Amarelo, então vale ficar atento!
Segundo as autoridades irlandesas, a neve deve continuar nos próximos dias, sobretudo nas regiões norte e oeste do país. Com isso, as rodovias estão em alerta, já que, ao derreter, as vias ficam muito escorregadias e os carros não são adaptados para tal. Reduzir a velocidade e manter uma distância considerável entre um veículo e outros são medidas imprescindíveis.
Segundo o Met Éireann, departamento meteorológico do país, as regiões mais afetadas pela neve são Cavan, Monaghan, Donegal, Longford, Leitrim, Mayo and Sligo. As montanhas de Wicklow também estão cobertas de neve.
As temperaturas abaixo de zero já provocaram o fechamento de mais de 50 escolas, a maioria delas em regiões como Co Offaly, Longford, Mayo and Galway. Em Dublin, ainda não se tem notícia de fechamento das escolas.
Para quem está com passagem para os próximos dias, vale ficar de olho nas atualizações das companhias aéreas e dos aeroportos. Voos para o Reino Unido já apresentam atrasos e alguns têm sido cancelados por conta da péssima condição climática. A Aer Lingus foi uma das companhias aéreas que cancelaram vários voos para Londres e para outras regiões ao Norte da Europa.
Calçadas escorregadias, tropeços e pequenos acidentes são muitos comuns em condições climáticas semelhantes a que estamos vivenciando esses dias na Irlanda, sobretudo na parte da manhã, quando o gelo da noite nas calçadas começa a derreter, tornando as vias inseguranças. Cautela ao caminhar é recomendável. Evite correr desnecessariamente e utilize calçados com algum tipo de antiderrapante, o que evita escorregões.
Para quem ainda está no Brasil e ficou curioso para ver a paisagem toda branquinha, a Mah e o Edu foram apresentar a neve ao Danone lá nas montanhas de Wicklow no último domingo.
Para quem vai se divertir na neve, além da utilização de agasalhos mais quentinhos para barrar a sensação térmica baixíssima, recomenda-se também tomar cuidado com possíveis queimaduras que podem ser causadas pela exposição ao gelo.
Uma realidade na cidade de Dublin, os moradores de rua são uma preocupação a mais para as autoridades irlandesas. Duas mortes já foram confirmadas desde que as temperaturas começaram a cair no país. As autoridades locais estão correndo contra o tempo para agilizar mais 200 camas em abrigos para proteger pessoas em condições de risco. Se você cruzar com algum morador de rua nos próximos dias, vale lembrá-los ou informá-los sobre a presença de abrigos na região, ou mesmo alertar a Garda.
Imagem Destacada: © Darkworx | Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…