A partir desta quinta-feira, 25, até quarta, 31 de março, cinco centros de testagem gratuita para Covid-19 começam a funcionar na Irlanda, quatro em Dublin e um em Tullamore. Não há necessidade de agendamento para o teste.
Qualquer um pode chegar até os locais e realizar o procedimento para indicar, basta apenas seguir as regras atuais do Nível 5 do lockdown como, por exemplo, não ultrapassar os 5 km permitidos para chegar até os centros de testagem, entre outras restrições (leia abaixo).
De acordo com o HSE (Health Service Executive), o serviço de saúde irlandês, a ideia é aumentar o número de pessoas testadas em locais onde há muitos casos positivos diariamente e conseguir identificar aqueles que estão contaminados, mas não apresentam sintomas.
Aumentar a testagem, segundo o departamento, ajuda a entender melhor como e por que o vírus está se espalhando mais rapidamente em certas áreas e a prevenir que os positivados contaminem outras pessoas, quebrando as cadeias de transmissão.
“Cerca de 1 em cada 5 pessoas não apresenta sintomas da Covid-19 e pode transmiti-la sem saber. Gostaríamos de recomendar às pessoas que moram perto de um centro de testes e que estão preocupadas com a Covid-19 que façam um teste grátis hoje”, disse Niamh O’Beirne, líder nacional de HSE para teste e rastreamento, em release publicado no site do serviço.
O objetivo é fazer de 300 a 500 exames da Covid-19 por dia em cada centro de atendimento. Atualmente, a Irlanda tem capacidade de realizar 25.000 testes PCR por dia em todo o país.
Os centros de testes estarão abertos de quinta-feira, 25 de março, a quarta-feira, 31 de março, das 11h às 19h.
Podem realizar os testes nos centros de testagem pessoas que:
Onde ficam localizados os centros de testagem?
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…
O fim de ano na Irlanda movimenta o comércio e as ruas ficam cheias entre…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…