As noites em Dublin normalmente são embaladas por música, pints e gente circulando pelas charmosas ruas do Temple Bar ou pelos locais mais badalados da capital. Isso também acontece em outras cidades do país que já é conhecido pela animada vida noturna.
Todos os dias centenas de turistas e moradores saem à noite em busca de algo novo para fazer, pessoas para conhecer e cervejas para experimentar. Entretanto, há um dia no ano em que o cenário acaba mudando e os bares lotados dão espaço a outro tipo de entretenimento. Estamos falando do Culture Night, um evento realizado anualmente, cujo objetivo é promover a cultura e abrir as portas dos principais centros de entretenimento espalhados por toda a Irlanda.
Neste ano, na terceira sexta-feira de setembro, dia 19, ocorrerá a 9ª edição da Noite da Cultura irlandesa.
Neste dia museus, galerias, igrejas, casas históricas, estúdios artísticos e centros culturais ficarão abertos até mais tarde para uma noite gratuita de entretenimento, descoberta e aventura.
Em Dublin são cerca de 200 locais que recebem o evento, que tem início às 17h e segue até as 23h do mesmo dia. Em todo o país são mais de 900 estabelecimentos.
Ao total, serão seis horas para escolher o que cada cidade oferece de melhor e desbravar novidades em uma sexta-feira atípica. Além da recepção gratuita de visitantes em alguns locais, serão realizadas centenas de palestras, tours, performances e outros eventos.
O jornal irlandês The Irish Times selecionou os destaques da noite cultural, entre eles a residência do presidente da Irlanda, que estará aberta para visitas, o estúdio Windmill Lane, por onde passaram grandes nomes como U2, Lady Gaga e The Rolling Stones, e o trabalho de caridade mais antigo de Dublin, The Mendicity Institution. A lista completa está no site do Irish Times.
Ao total, 36 vilas, cidades e regiões da Irlanda participarão do evento. Os organizadores têm como objetivo aumentar o público do último ano, que chegou a 350 mil pessoas.
Além de toda a programação do Culture Night, o transporte público também entra nos benefícios para a noite de entretenimento. O Dublin Bus oferecerá ônibus gratuito a cada 20 minutos partindo de Aston Quay, Bachelor’s Walk, Trinity College e Parkgate St.
Além das rotas especiais criadas para o evento, como a residência presidencial no Parque Phoenix, a empresa também realizará performances dentro das linhas. O DART e o Irish Rail oferecerão 100 passes livres para famílias viajarem nesta noite cultural.
No site do Culture Night 2014 é possível verificar todas as cidades participantes e ainda conferir um cronograma completo de todos os eventos que serão realizados assim como os respectivos locais em que ocorrerão. Para conhecer a programação completa em Dublin basta acessar aqui.
Confira o vídeo do Culture Night do ano passado!
Este texto foi revisado por Camilla Gómez em Setembro/2014.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…