As noites em Dublin normalmente são embaladas por música, pints e gente circulando pelas charmosas ruas do Temple Bar ou pelos locais mais badalados da capital. Isso também acontece em outras cidades do país que já é conhecido pela animada vida noturna.
Todos os dias centenas de turistas e moradores saem à noite em busca de algo novo para fazer, pessoas para conhecer e cervejas para experimentar. Entretanto, há um dia no ano em que o cenário acaba mudando e os bares lotados dão espaço a outro tipo de entretenimento. Estamos falando do Culture Night, um evento realizado anualmente, cujo objetivo é promover a cultura e abrir as portas dos principais centros de entretenimento espalhados por toda a Irlanda.
Neste ano, na terceira sexta-feira de setembro, dia 19, ocorrerá a 9ª edição da Noite da Cultura irlandesa.
Neste dia museus, galerias, igrejas, casas históricas, estúdios artísticos e centros culturais ficarão abertos até mais tarde para uma noite gratuita de entretenimento, descoberta e aventura.
Em Dublin são cerca de 200 locais que recebem o evento, que tem início às 17h e segue até as 23h do mesmo dia. Em todo o país são mais de 900 estabelecimentos.
Ao total, serão seis horas para escolher o que cada cidade oferece de melhor e desbravar novidades em uma sexta-feira atípica. Além da recepção gratuita de visitantes em alguns locais, serão realizadas centenas de palestras, tours, performances e outros eventos.
O jornal irlandês The Irish Times selecionou os destaques da noite cultural, entre eles a residência do presidente da Irlanda, que estará aberta para visitas, o estúdio Windmill Lane, por onde passaram grandes nomes como U2, Lady Gaga e The Rolling Stones, e o trabalho de caridade mais antigo de Dublin, The Mendicity Institution. A lista completa está no site do Irish Times.
Ao total, 36 vilas, cidades e regiões da Irlanda participarão do evento. Os organizadores têm como objetivo aumentar o público do último ano, que chegou a 350 mil pessoas.
Além de toda a programação do Culture Night, o transporte público também entra nos benefícios para a noite de entretenimento. O Dublin Bus oferecerá ônibus gratuito a cada 20 minutos partindo de Aston Quay, Bachelor’s Walk, Trinity College e Parkgate St.
Além das rotas especiais criadas para o evento, como a residência presidencial no Parque Phoenix, a empresa também realizará performances dentro das linhas. O DART e o Irish Rail oferecerão 100 passes livres para famílias viajarem nesta noite cultural.
No site do Culture Night 2014 é possível verificar todas as cidades participantes e ainda conferir um cronograma completo de todos os eventos que serão realizados assim como os respectivos locais em que ocorrerão. Para conhecer a programação completa em Dublin basta acessar aqui.
Confira o vídeo do Culture Night do ano passado!
Este texto foi revisado por Camilla Gómez em Setembro/2014.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…