Os tipos de exames de proficiência em uma determinada língua são muito importantes para quem quer seguir com uma carreira internacional, seja acadêmica, seja profissional. Eles certificam o seu nível de conhecimento no idioma em questão e são ministrados por universidades de renome em cada uma das línguas existentes no mundo.
Antes de escolher quais tipos de exames de proficiência você vai fazer, é preciso ter certeza de que ele vai atender seus objetivos, já que as universidades podem requerer testes distintos.
Para ajudar a clarear um pouco esse cenário de múltiplas possibilidades, vamos falar um pouquinho de cada um desses exames.
Os tipos de exames de proficiência podem ser feitos para atender as mais variadas necessidades. Esses teste não aprovam ou reprovam, eles indicam qual o seu nível real de inglês e, por isso, são aplicadas provas escritas e orais, que avaliam a capacidade de compreensão e expressão do idioma.
A diferença entre cada um desses exames está no formato das provas, na maneira como os pontos são distribuídos — vamos falar mais sobre isso já, já — e no tipo de inglês sendo avaliado.
Numa visão ampla, os exames como KET, PET, FCE, CAE e CPE avaliam o inglês do candidato de modo geral. O IELTS e o TOEFL têm um foco acadêmico, importante para quem quer continuar os estudos no exterior.
Para quem busca uma certificação voltada para business, existem exames como o BECs, BULATS e TOEIC.
E ainda exames bem específicos, como o ILEC, que serve para a turma de Direito.
Para quem está na Irlanda, existem ainda o TIE e o ETAPP.
Leia também: IELTS: qual a importância desse exame de proficiência?
A famosa e renomada Universidade de Cambridge, no Reino Unido, é responsável por dois tipos de exames de proficiência: o CPE e o IELTS.
Esse talvez seja um dos tipos de exames de proficiência mais procurado por pessoas que querem construir uma vida acadêmica ou profissional na Europa. Você pode optar por uma das duas opções, de acordo com sua necessidade: o Academic ou o General Training.
A pontuação, nesse caso, vai de 0 a 9, e as universidades costumam exigir que um candidato tenha sua nota no IELTS entre 5,5 e 7. Sim, ele é mais popular e muito bem-visto na Europa, mas hoje também é aceito nos Estados Unidos.
Leia também: Como conseguir uma boa nota no IELTS?
Nesse caso, não existem notas. O exame é dividido em 5 níveis diferentes. É bem-aceito em universidades dentro do Reino Unido e em algumas universidades europeias:
No site da universidade, podemos encontrar simulações gratuitas dos exames e é possível estudar bastante antes de escolher qual o ideal para você.
Depois do IELTS, o TOEFL é um dos tipos de exames de proficiência em língua inglesa mais procurados. É bem mais aceito por instituições de ensino nos Estados Unidos e Canadá, embora hoje em dia também seja aceito em algumas universidades europeias.
O TOEFL também é dividido em 4 níveis:
Leia também: Prova do Toefl: como se preparar para o exame
O TOEIC é ministrado pela ETS, assim como o TOEFL. Esse exame é mais indicado aos negócios e para quem precisa do inglês para alavancar sua carreira profissional. São poucas as universidades que aceitam esse exame.
O TIE é um exame de proficiência em inglês certificado pela Quality and Qualifications Ireland (QQI) e reconhecido pelo Ministério da Irlanda para fins de crédito formativo. Para quem vem fazer intercâmbio aqui, esse é um dos testes aceitos na hora de renovar seu visto. Ele custa menos do que o IELTS, mas pode não ser de muita valia caso você decida se mudar da Irlanda.
O ETAPP também é um teste aqui da Irlanda. Seu foco são estudantes que querem continuar a vida acadêmica por aqui ou aprimorar o nível do inglês voltado para os negócios.
Agora que você conhece mais sobre os tipos de exames de proficiência existentes, principalmente para o inglês, você pode começar a se programar para fazer uma faculdade na Irlanda.
Nós podemos ajudar!
O Ebook Ensino Superior Irlanda tem todas as informações necessárias para você começar suas pesquisas e iniciar sua faculdade no exterior.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…