Está pensando em viver na Europa? Tirar passaporte europeu pode facilitar muito os seus projetos por lá. Com ele, você consegue estudar, trabalhar e residir em países do bloco econômico sem precisar de um visto válido.
Na maioria das vezes, o passaporte vermelho é concedido para aqueles que descendem de pessoas de outras nacionalidades europeias, e muitas famílias brasileiras se enquadram nesse perfil.
Importante lembrar que o passaporte é apenas um documento de viagem e, antes de tê-lo em mãos, você vai precisar ser reconhecido como cidadão europeu.
Em seguida, você está apto para solicitar o seu documento! Para facilitar sua vida, preparamos um passo a passo com as principais cidadanias para você conseguir tirar o seu passaporte europeu no Brasil e no exterior.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre cidadania europeia
Para reconhecimento de uma cidadania europeia, cada país da União Europeia estabelece suas próprias regras. Porém, no geral, têm direito a solicitar o documento os descendentes de europeus, pessoas casadas com um cidadão e quem vive legalmente no território por um longo período.
Em qualquer um desses casos, você estará elegível para solicitar a cidadania europeia em um dos países-membros do bloco, além da Islândia, Noruega, Liechtenstein e Suíça.
Fique atento! Você não pode dar entrada no pedido de passaporte junto ao da cidadania! Para saber mais como tirar o seu documento, clique aqui.
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Após ser oficialmente reconhecido como cidadão português, reunir todos os documentos necessários e dar entrada no consulado, você já pode solicitar o seu passaporte português. Para tirar o passaporte português no Brasil, basta seguir as instruções abaixo.
Prazo de entrega: após efetuar a solicitação, o documento vai demorar cerca de 12 dias úteis para ficar pronto. Para os pedidos com urgência, o prazo de entrega é de seis dias úteis. O documento será enviado para o seu endereço, mas você também pode buscar no consulado, caso faça esse pedido ao atendente.
Valor do passaporte: varia de acordo com o pedido que você fizer, se será urgente ou não e de onde estiver. Passaporte sem pedido de urgência custa R$483,21, e com urgência R$547,81.
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Para brasileiros residentes em Portugal basta, apenas, solicitar o passaporte nos locais indicados com a documentação. A requisição pode ser feita em locais específicos como a Loja do Cidadão, nas Conservatórias, na Delegação do SEF, nas Lojas do Passaporte — nos aeroportos do Porto e Lisboa — ou por meio do governo nas regiões autônomas dos Açores e Madeira (ilhas portuguesas). Vale a pena se informar no site dos locais de atendimento sobre agendamentos.
Prazo de entrega: o documento ficará pronto em cinco dias úteis, sendo possível fazer um requerimento expresso (dois dias úteis) e urgente (um dia útil).
Valor do passaporte: o preço da emissão do passaporte também muda de acordo com a sua urgência. Passaporte sem pedido de urgência custa €65, expresso €95 e com pedido de urgência nos aeroportos €100. Você também deverá pagar uma taxa de entrega que custa €10.
Para mais informações, acesse o site do Consulado Português no Brasil.
Após se tornar oficialmente cidadão italiano, depois de reunir todos os documentos necessários e dar entrada no consulado, você precisa solicitar o seu passaporte italiano. Para tirar o passaporte no Brasil, siga o passo a passo.
Atenção! Cada consulado italiano no Brasil tem um sistema próprio de agendamento, mas todos eles podem ser feitos on-line, acessando aqui.
Prazo de entrega: após efetuar a solicitação, o prazo médio é de 30 dias, embora, em alguns casos, a emissão possa ser feita na hora ou alguns dias após a entrevista.
Valor do passaporte: custa, aproximadamente, €116, sendo €42,50 para emissão e €73,50 de taxa administrativa. O pagamento é feito no mesmo dia, após a conferência das impressões digitais e de todas as informações necessárias.
Leia também: Tire suas dúvidas sobre a cidadania italiana
Para brasileiros residentes na Itália, o processo de solicitação de passaporte é quase o mesmo. Porém, deverá ser apresentado junto à documentação transcrita o Formulário de Requerimento de Passaporte impresso e preenchido, para solicitações na Itália.
O agendamento é feito on-line no site de passaportes ou você pode se dirigir ao Departamento de Polícia Italiano. O órgão responsável pela emissão desse documento é a delegacia de polícia civil, conhecida como Questura della Polizia di Stato.
Outra informação importante! Se você pretende aplicar para a cidadania italiana, o requerente precisa morar em uma cidade na Itália por alguns meses, pois terá que comprovar que é residente local por meio de uma inscrição.
Valor do passaporte: custa €116, e o pagamento pode ser feito por boleto bancário ou cartão de débito.
Para mais informações, acesse o site do Consulado Italiano no Brasil.
Após ser oficialmente considerado cidadão espanhol, depois de reunir todos os documentos necessários e dar entrada no consulado, chegou a hora de descobrir como tirar o passaporte espanhol no Brasil.
Leia também: Será que o passaporte europeu muda sua vida na Irlanda?
Para cidadãos espanhóis que moram na Espanha, é preciso se dirigir a uma Jefatura Superior y Comisarías de Polícias. É como se fosse a Polícia Federal que emite o seu passaporte no Brasil.
Prazo de entrega: após efetuar a solicitação, cerca de 20 a 30 dias. O passaporte é emitido na Espanha e enviado ao consulado posteriormente.
Valor do passaporte: R$131 (valor estabelecido em 2019). O pagamento é feito em dinheiro e, se possível, o valor exato. Cartões de débito e crédito não são aceitos pelo consulado.
Para brasileiros residentes na Espanha, o processo de solicitação de passaporte é quase o mesmo. Porém, deverá ser apresentado junto à documentação transcrita exigida o Número de Identidade de Estrangeiro (NIE). Caso você não tenha o documento, será necessário fazer a solicitação antes de dar entrada no passaporte.
Valor do passaporte: €30 (valor estabelecido em 2019), pagamento em dinheiro.
Para mais informações, acesse o site do Consulado Espanhol no Brasil.
Qualquer um dos 27 estados-membros da União Europeia concedem o direito ao estrangeiro de solicitar uma cidadania europeia. Depois de conseguir o documento, basta entrar em contato com o consulado do país.
A emissão do passaporte irlandês no Brasil, por exemplo, é feita no Consulado Geral da Irlanda, onde o candidato pode solicitar pela primeira vez o seu documento por meio de uma inscrição off-line.
O cidadão imprime e preenche um formulário de solicitação que consta no site e, em seguida, com horário marcado, apresenta pessoalmente toda documentação na Embaixada. É possível também enviar a documentação por Correios.
Para mais informações sobre emissão do passaporte irlandês, documentação e taxas — que são muitas —, acesse o site do Departament of Foreing Affairs.
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