O padrão de tomada na Irlanda é diferente do Brasil. Foto: Ershamstar | Dreamstime.com
Morar em outro país, seja para estudar ou trabalhar, demanda uma série de situações adversas. Uma delas, que nem todo mundo pensa, é a compatibilidade dos plugues de tomadas de aparelhos eletrônicos.
Para quem vai fazer intercâmbio na Irlanda, ao chegar com aparelhos fabricados no Brasil, poderá se deparar com esse problema. Afinal, os plugues irlandeses não são iguais aos do Brasil.
O edublin mostra agora como é o formato das tomadas na Irlanda e o que você precisa saber para chegar ao país preparado para ligar seus aparelhos brasileiros.
O padrão de tomada na Irlanda é diferente do Brasil, com três pinos retangulares. Foto: Paul Michael Hughes | Dreamstime
Você deve estar pensando, mas além de todas as diferenças entre a Irlanda e o Brasil — desde a língua até o tipo de música tradicional — existe ainda a tomada? Pois sim. O plugue padrão na Irlanda e também no Reino Unido são diferentes dos redondinhos existentes em terras brasileiras.
Na Irlanda, o plugue tem três pinos retangulares. Um deles é maior, para segurança. O chamado pino fio-terra. Sem ele, não há liberação de energia na tomada. Os outros dois pinos são os receptores normais da corrente elétrica, ou seja, o plugue como um todo foi desenvolvido como um sistema para evitar acidentes elétricos e curtos-circuitos.
Por isso, não é recomendado tentar usar algum tipo de artimanha ou recurso para conectar um plugue diferente.
Leia também: Dicas para o seu intercâmbio na Irlanda
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Quem viajar para a Irlanda com um aparelho eletrônico brasileiro que precisa de energia elétrica precisará usar um adaptador de tomada. Porém, não é preciso esquentar a cabeça. Como o país recebe muitos turistas e intercambistas, o comércio já está preparado para isso.
Um adaptador para tomadas irlandesas é encontrado facilmente em qualquer supermercado e é muito barato, podendo ser comprado em um preço médio de 2 euros.
Também! Além dos pinos, existe a diferença na voltagem. Na Irlanda, a maioria absoluta das tomaras é 240 volts. Se o aparelho for bivolt, não é preciso se preocupar. Se não for, será necessário um adaptador de voltagem.
Por isso mesmo, a dica é, antes de viajar, pesquisar se vale a pena levar o aparelho do Brasil para a Irlanda ou se é melhor adquirir no país. Lembrando que aparelhos como secador de cabelo, carregador de celular e demais eletrodomésticos costumam ser bem baratos na Irlanda ou podem ser encontrados nas próprias casas onde o intercambista vai viver.
Leia também: Eleições presidenciais no Brasil e na Irlanda: há diferenças?
Em diversos países, o padrão muda devido à medidas de segurança estabelecidas por regras específicas do governo local ou de órgãos competentes para isso.
Existem, pelo menos, 15 tipos de tomadas padrão pelo mundo. Elas são classificadas do A ao O. Na Irlanda, o padrão é tipo G, que também é encontrado na Europa em Chipre, Reino Unido, Gibraltar, Ilha de Man e Malta.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…