Passar a virada do ano em um país europeu pode ser uma experiência inesquecível e incrível. Apesar de algumas diferenças do Brasil, como a estação e a tradicional vestimenta branca, o Réveillon, nome derivado do verbo francês réveiller, que significa “despertar”, tem o mesmo objetivo em todo país: comemorar a chegada do Ano Novo.
Confira os cinco possíveis destinos com curiosidades e os principais lugares para comemorar a data no estilo europeu.
Em Barcelona, as 12 uvas comidas a cada 12 badaladas quando o relógio bate meia-noite são as responsáveis por garantir sucesso e fortuna para todo o ano novo, segundo manda a tradição espanhola. Um dos principais pontos da cidade para receber o ano novo é a Plaça Catalunya, onde cerca de 50.000 pessoas se reúnem. Caso você não curta multidões, o aconselhável é reservar um restaurante ou comprar tickets para festas em algum clube espanhol. O metrô funciona a noite inteira, então não há preocupações de como voltar pra casa de madrugada. Com hospedagem você irá gastar a partir de 30 euros por noite em um hostel em uma boa localização.
Com muitas luzes, música, bebidas e com uma temperatura abaixo de zero, Berlim tem um dos Reveillons mais lindos da Europa. O Portão de Brandemburgo é o lugar onde acontece a principal festa da alemã. No espaço, acontece uma enorme queima de fogos e uma discoteca ao ar livre à meia-noite. Porém, para garantir um lugarzinho nesse evento gratuito que recebe cerca de um milhão de pessoas, você pode chegar a partir do meio-dia, já que as apresentações começam às 19h. Transporte também funciona a noite inteira assim como outras festas em vários locais de Berlim.
O diferencial de Paris é não ter tantos fogos de artifícios, como acontece em outras regiões. E o que faz ela se tonar única na virada do ano é o show de luzes que acontece na Torre Eiffel. Para presenciar essa incrível vista você deve ir para a Champs-Elysées, o Champ de Mars ou o Trocadéro. Paris é um dos destinos mais caros. Tanto a comida, hospedagem ou festas particulares. Mas, com um planejamento antecipado, a cidade luminosa europeia pode sair da listinha de sonhos de ano novo.
Das famosas cidades europeias, pode-se dizer que a festa mais tradicional acontece em Edimburgo. O famoso Hogmanay, ano novo dos escoceses, dura três dias. A festa começa dia 30 de dezembro, com uma programação que inclui danças tradicionais a céu aberto, shows ao ar livre e uma linda queima de fogos de artifício à meia-noite. Mais informações sobre o Hogmanay escocês:
Por último, mas não menos importante, Londres é uma cidade linda em qualquer parte do ano e não deixaria de ser no Réveillon. É no famoso Big Ben e no London Eye que turistas de toda parte do mundo se reúnem para ver a queima de fogos. É com uma noite iluminada e com várias opções de restaurantes e festas, que a capital inglesa recebe o Ano Novo. O transporte é gratuito na noite do dia 31 de dezembro e, a partir da meia-noite, os pubs são o destino certeiro de quem quer aproveitar a madrugada do novo ano.
Você pode não saber ainda onde passar a virada do ano, mas uma coisa é certa: prepare suas melhores roupas de inverno, porque temperaturas muito baixas e até negativas te aguardam. Mas o friozinho na barriga da experiência de cada destino vai fazer tudo valer a pena.
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…