Trabalho na Irlanda

Trabalhadores na Irlanda tiveram perda salarial de 3,9% em 2022

A inflação na Irlanda segue em um nível alto nos últimos meses, enquanto o salário segue com um reajuste bem menor que a taxa inflacionária. O cálculo entre o aumento do salário mínimo e a inflação é a chave para entender como tudo isso afeta o bolso dos trabalhadores.

Para marcar o Dia Internacional do Trabalhador, celebrado em 1º de maio, a Oxfam divulgou uma pesquisa que mostra que os trabalhadores irlandeses tiveram um corte salarial de 3,9% no ano com o aumento salarial tendo ficado abaixo da inflação.

Ou seja, contando com o aumento do custo de vida muito maior que o aumento do salário mínimo, em outras palavras, isso pode ser traduzido em 8,3 dias de trabalho “de graça”.

A perda total para os trabalhadores na Irlanda foi de mais de € 5 bilhões, segundo a Oxfam.

Continua após a publicidade

Média mundial é de 3%

A média da perda salarial na Irlanda ficou bem acima do corte salarial analisado no mundo, que foi uma média de 3% (6 dias de trabalho de graça).

Riqueza extrema aumenta junto com pobrez extrema

Se trabalhadores perderam parte do salário para a inflação, CEOs de boa parte do mundo tiveram aumento de 9% nos ganhos em 2022.

Enquanto isso, os CEOs mais bem pagos no Reino Unido, EUA, Índia e África do Sul tiveram um aumento salarial de 9% no ano passado.

“Reconhecemos que os números de qualquer ponto no tempo podem ser excepcionais em alguns aspectos, mas o que estamos destacando é uma tendência muito clara e alarmante de ampliação das escalas salariais e resultante desigualdade em todo o mundo”, disse o CEO da Oxfam Ireland, Jim Clarken.

Segundo ele, o mais alarmante é ver o progresso na redução da pobreza extrema, que está aumentando junto com a riqueza extrema, simultaneamente, pela primeira vez em 25 anos.

Urgência na taxação dos mais ricos

A Oxfam disse que há uma necessidade urgente de uma conversa nacional na Irlanda sobre tributar a riqueza extrema de forma mais eficaz, a fim de restabelecer o equilíbrio entre o pagamento de executivos e os trabalhadores comuns que lutam para sobreviver.

Como trabalhar fora do Brasil: do Zero ao Emprego no Exterior

edublin pode ajudar quem está em busca de trabalhar fora do Brasil.

Saiba que as agências parceiras do edublin podem auxiliar durante todo o processo de mudança para um novo país, orientando sobre a parte burocrática e sendo a ponte para a sua realização de um programa de trabalho no exterior.

Solicite um Orçamento Fácil com empresas de renome!

Além disso, o curso “Do Zero ao Emprego no Exterior” oferece mais de 30 horas de conteúdo com diversos profissionais de diferentes áreas sobre trabalhar fora do Brasil.

E se a sua ideia é fazer intercâmbio na Irlanda ou estudar em uma faculdade no país, temos os ebooks perfeitos para ajudar você a realizar esse sonho.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Saída fiscal do Brasil: por que é importante ficar regular com a Receita Federal

Quem adquire residência em outro país precisa ficar atento com a Receita Federal brasileira. A…

29 de abril de 2025

Acessibilidade na Europa: cidades mais acessíveis a pessoas com deficiência

Arrumar as malas e colocar o pé na estrada é, sem dúvida, maravilhoso. Mas será…

29 de abril de 2025

Previsão do tempo na Irlanda: onda de calor eleva as temperaturas nesta terça e quarta, chegando a 24ºC

A Irlanda se prepara para dias mais quentes e ensolarados com a chegada de uma…

28 de abril de 2025

Cartões de Fidelidade na Irlanda: Como Economizar em Supermercados e Farmácias

Em meio ao mercado varejista competitivo da Irlanda, os cartões de fidelidade tornaram-se aliados indispensáveis…

28 de abril de 2025

Como é o trabalho de entregador na Irlanda?

Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, lá estão eles trabalhando. A vida de…

24 de abril de 2025

Pubs em Dublin: conheça 10 bares populares na capital da Irlanda

Chegou a hora de escrever para os boêmios. Em Dublin, o destaque da noite fica…

24 de abril de 2025