Se você é contador, advogado ou professor e está pensando em dar um grande passo na carreira para tentar uma vida nova na Irlanda, melhor pensar bem sobre essa ideia, pois tais profissões demandam necessidades específicas.
Mas por que essas áreas estão em baixa, se a economia irlandesa anda aquecida? Para lecionar ou atuar como contador ou advogado, são necessários conhecimentos específicos locais, além de regulamentação e certificação da profissão no país onde se deseja atuar — das leis ou do sistema educacional, por exemplo.
Assim, não bastam os anos de estudo e experiência profissional no Brasil ou outro país, nem o inglês impecável, pois conta, também, conhecimento da cultura local.
Além dos processos inerentes à contratação de estrangeiros de acordo com o governo irlandês, como em outras áreas, o reconhecimento do diploma também precisa ser realizado pelos órgãos regulamentadores.
Os advogados estão entre os profissionais com maior dificuldade em encontrar vagas no mercado irlandês — e no mercado internacional, de maneira geral. Isso porque leis variam de um país para o outro, tornando o ensino da área inerente àquela localidade em muitos aspectos e, além do órgão regulamentador, o inglês também se torna muito mais técnico.
Ainda que sua especialidade seja Direito Internacional, por exemplo, é preciso conhecer os procedimentos locais no que tange aos departamentos e não só à legislação. No entanto, esteja sempre atento se alguma empresa estiver recrutando um profissional brasileiro, quais são as circunstâncias, regras e, assim, quem sabe, agarrar sua chance.
Para professores e profissionais de educação, podem se candidatar acadêmicos que apresentem uma qualificação equivalente ao Nível 10 da Estrutura Nacional de Qualificações (o IQQ) em uma determinada disciplina — o correspondente a um título de doutorado, concedido, pelo menos, dois anos antes da data do pedido, com o mínimo de um ano letivo de experiência docente relevante.
Além disso, o emprego em questão deve ser em uma instituição de terceiro nível, regida pela Lei das Universidades de Irlanda (Lei nº 24, de 1997) e pela Lei dos Institutos de Tecnologia (Lei nº 25, de 2006). Há casos em que o Nível 8 pode ser considerado para atuação junto às crianças, mas é preciso cautela, pois são poucas oportunidades e é preciso validar e consultar seu diploma antes.
Para contadores, podem se candidatar especialistas em geral, sobretudo nas áreas de fiscalização, impostos, conformidade, regulamentação, solvência ou gestão financeira, profissionais que atuam como auditores com mais de 3 anos de experiência — ou aqueles com atuação nas áreas de relatórios de US GAAP e Auditoria Global e Serviços de Assessoria e o emprego em questão está nos Serviços de Auditoria Global da MNC.
Apenas os que são membros do Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados (AICPA), do Instituto Filipino de Contadores Públicos Certificados (PICPA) e Instituto de Contadores Públicos do Paquistão (ICAP), têm seu diploma automaticamente reconhecido pelo governo irlandês.
Visite o site para saber quais as áreas de contabilidade são aceitas e consulte sempre o órgão regulamentador local para obter informações atualizadas.
Para quem tem tempo e ainda está planejando a mudança, é possível obter a qualificação ACCA (Association of Chartered Certified Accountants), reconhecida em 170 países. Ela habilita o profissional a trabalhar em qualquer área financeira. São por volta de 14 exames, que levam cerca de 2 a 3 anos para serem concluídos.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…