Procurar trabalho no exterior é sempre um desafio. Sabe-se, porém, que esse é o sonho de inúmeros brasileiros — e seguir uma carreira fora do Brasil por meio de trabalho voluntário é um dos objetivos de muitas dessas pessoas. Mas como fazer trabalho voluntário no exterior com tudo pago? É o que vou mostrar, a seguir!
Morar em um país ou, mesmo, viajar pelo mundo é, antes de tudo, sinônimo de muito planejamento. Aqui no edublin, sempre trazemos as melhores informações do mercado de trabalho do exterior para colocar você em contato com ótimas e diferentes oportunidades de trabalhos voluntários. E como a maioria desses projetos pode ser realizada dentro do período de um ano, isso ficará ainda mais viável para você se planejar da maneira correta.
Nesse sentido, o trabalho voluntário é sempre uma ótima escolha. Você poderá vivenciar novas experiências no exterior de maneira autêntica e segura. Albergues e hotéis, fazendas, agências, casas de família… opções não faltam!
Portanto, neste artigo, eu vou mostrar onde e como pesquisar oportunidades para fazer trabalho voluntário no exterior com tudo pago. Vamos, então, aprender juntos como aproveitar as melhores opções e ter experiências transformadoras pelo mundo!
Leia também: Trabalhar no exterior: dicas e informações para atuar fora do Brasil
Para além de toda a experiência conquistada, trabalhar no exterior por meio de trabalhos voluntários representa outros tantos aspectos importantes para seu crescimento. Abaixo, vamos destacar algumas vantagens, para você entender como essa opção pode realmente valer a pena para a sua vida profissional e, claro, pessoal.
Uma das vantagens mais consideradas na hora de optar por fazer trabalho no exterior é dar aquela economizada. Isso porque, a depender do que é ofertado junto à vaga, você poderá contar com vários tipos de assistência. Se for com tudo pago, então, melhor ainda, pois os seus custos serão, de fato, bem menores.
Em geral, você precisará cobrir apenas gastos relacionados a passagens, seguro-viagem, transporte e visto. De resto, como alimentação e moradia, além de passeios pela região, por exemplo, são gastos que costumam ser cobertos pelo contratante.
Outra grande vantagem do trabalho voluntário é, sem dúvida, a carga horária por dia exigida. Sendo assim, você oferece algumas horas por semana de trabalho, em geral entre 20 e 30 horas semanais (de 3 a 6 horas por dia), e recebe do anfitrião não somente acomodação, mas também alimentação, passeios, lavanderia, cursos etc.
Particularmente, uma das vantagens que mais me agradam em um trabalho voluntário é o intercâmbio cultural. Poder exercitar o idioma diariamente, por exemplo, é uma experiência que, de fato, servirá para o resto da sua vida. Além disso, conhecer novas pessoas com costumes e origens diferentes dos seus é algo igualmente recompensador.
Nessa mesma linha de raciocínio, muitas pessoas separam um tempo na vida para praticar o autoconhecimento, viver novas experiências e ter contato com situações com as quais não estão acostumadas. Nesse sentido, um voluntariado poderá proporcionar uma imersão e, assim, você poderá se abrir mais para o mundo e, sobretudo, para você mesmo.
Por fim, contribuir para um mundo melhor por meio de ações práticas e reais, com resultados a longo e médio prazos, é mais uma grande vantagem para quem se dispõe a realizar trabalhos voluntários fora do Brasil.
Seja em ONGs, seja em ecovilas, comunidades carentes, fazendas ou em casas de famílias comuns, a experiência certamente será positiva e você levará uma grande bagagem de volta para casa.
A primeira opção é um site brasileiro bastante confiável, onde é possível encontrar variadas ofertas de trabalho voluntário espalhadas por mais de 150 países do mundo. São muitos os tipos de atividades que podem ser realizadas em fazendas, sítios, hotéis, hostels, albergues, ONGs, escolas, comunidades etc.
A segunda opção é a Helpx, um site que também conta com bastante variedade de ofertas de trabalhos voluntários. Com acomodação e comida garantidas, geralmente há a exigência de apenas 4 horas diárias de trabalho.
O WWOOF é outra plataforma para encontrar trabalhos voluntários. Voltado para fazendas orgânicas e pequenas propriedades, são mais de 50 países cadastrados esperando por mão de obra.
Em geral, a exigência dos anfitriões é de 4 a 6 horas de dedicação por dia. As tarefas são várias e incluem trabalhos voltados para jardinagem, por exemplo.
Um dos melhores sites para a busca de trabalhos voluntários é o Worldpackers. Nele, é possível encontrar várias oportunidades pelo mundo. Assim sendo, a plataforma, que é bastante intuitiva e de fácil acesso, permite ao interessado pesquisar as opções que se ajustem ao seu perfil.
Você poderá se conectar a milhões de projetos com os mais diferentes objetivos ao redor do mundo, que permitirão vivenciar experiências incríveis e transformadoras. Nessa comunidade, você poderá viajar de forma segura e, assim, realizar um voluntariado repleto de trocas e experiências por meio da imersão cultural e do poder de impactar de forma positiva quem precisa.
Confira, portanto, a seguir, quais alguns dos principais tipos de trabalho voluntário no exterior que existem e conheça alguns projetos ao redor do mundo aos quais você poderá se candidatar
Em primeiro lugar, uma das experiências mais ricas de um trabalho voluntário é por meio de projetos que envolvam e valorizem o contato com a natureza. Dessa forma, se você procura opções que tragam oportunidades desse tipo, poderá escolher, por exemplo, o Instituto de bem-estar e permacultura, situado em Vila Nova de Cerveira, em Portugal.
Esse projeto tem algumas exigências básicas, como o mínimo de 30 horas trabalhadas por semana. Além disso, o anfitrião requer um nível intermediário de inglês ou, até mesmo, a fluência em espanhol. Candidatos individuais entre 20 e 59 anos podem concorrer à vaga.
Outra opção que eu gostaria de destacar é o Tranqvillium Community Member, em Tecopa, na Califórnia, EUA. É uma ótima oportunidade de voluntariado que permitirá conhecer uma comunidade sustentável. Em primeiro lugar, você receberá carona assim que chegar à cidade.
A exigência em relação à carga horária de trabalho é de 27 horas semanais.
Além disso, você ficará responsável pela realização de consertos em geral, como reparos, manutenção ou, até mesmo, auxiliar em construções. Além disso, ajudará em cultivos e colheitas, fazendo tarefas do campo em geral, como plantar e colher.
Em relação à alimentação, você contará com café da manhã, almoço e jantar gratuitos.
A lavanderia também estará à disposição para uso. O anfitrião, ainda, oferecerá passeios, por meio de tours pela cidade, trilhas, excursões e eventos. Por fim, também poderá contar com certificado de conclusão de voluntariado.
O domínio de outros idiomas pode ser uma ótima opção para realizar trabalhos voluntários no exterior. Isso porque é possível se candidatar para dar aulas e, assim, compartilhar seu conhecimento mundo afora.
Confira, a seguir, alguns projetos relacionados a isso.
Escola em Bahía Blanca, Argentina
Bahía Blanca é uma cidade localizada na província de Buenos Aires, na Argentina, e foi fundada no dia 11 de abril de 1828. Lá, você poderá desenvolver um voluntariado como professor de inglês para adultos, com exigência de 10 horas de trabalho, durante 4 dias por semana.
Com a oferta, você contará com cama em quarto privado, passeios gratuitos, alimentação em uma cozinha compartilhada, onde poderá auxiliar no preparo. Candidatos entre 18 e 70 anos poderão concorrer à vaga.
Escola em Yangshuo, China
Situada na região Guangxi, no sul da China, Yangshuo é mais uma cidade onde é possível realizar trabalho voluntário voltado para o ensino de línguas. A exigência é de 20 horas trabalhadas em 5 dias por semana. Lá, você poderá contar com uma cama em quarto compartilhado e alimentações diárias. Candidatos com idade entre 20 e 55 anos poderão concorrer à vaga.
E não pense que o trabalho voluntário exige, obrigatoriamente, uma formação específica. Por exemplo, há projetos que atuam com o cuidado de animais.
Entre os projetos, está uma fazenda em Awa, Japão. A cidade japonesa localizada na província de Tokushima é mais uma opção onde realizar voluntariado, só que, dessa vez, para trabalhar com os animais. Com uma colaboração diária de 6 horas, você poderá contribuir para o bem-estar e a saúde dos bichos.
Com refeições diárias garantidas e quarto privado, você conta, ainda, com carona na chegada à cidade, passeios de graça, além de disponibilidade para uso de bicicletas e pranchas de surf sem precisar desembolsar nada para isso.
Entre os requisitos básicos, deve-se, ao menos, ter inglês intermediário ou, até mesmo, nível iniciante de japonês, além de idade entre 18 e 70 anos. O tempo de duração é de, no mínimo, 3 semanas e, no máximo, 6 semanas.
No Reino Unido, para trabalhar em projetos voluntários, é preciso ter o chamado Visto Tier 5, agora conhecido como Charity Worker Visa (Visto de Trabalho Voluntário).
Ele é um visto voltado para trabalhos temporários e sem remuneração. Você poderá permanecer no país por um curto período de tempo, para ser mais preciso, 180 dias consecutivos (6 meses). Assim, como o tempo máximo desse tipo de visto é de até 12 meses, se você permanecer por metade desse tempo no Reino Unido, precisará voltar para o Brasil antes para poder continuar por lá.
Quer realizar o sonho do trabalho voluntário no exterior com tudo pago? Bom, o edublin pode ajudar.
Saiba que as agências parceiras do edublin podem auxiliar durante todo o processo de mudança para um novo país, orientando sobre a parte burocrática e sendo a ponte para a sua realização de um programa de trabalho no exterior. Solicite um Orçamento Fácil com empresas de renome!
Além disso, o curso “Do Zero ao Emprego no Exterior” oferece mais de 30 horas de conteúdo com diversos profissionais de diferentes áreas sobre trabalhar fora do Brasil.
E se a sua ideia é fazer intercâmbio na Irlanda ou estudar em uma faculdade no país, temos os ebooks perfeitos para ajudar você a realizar esse sonho.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…