Se está na Irlanda ou pensando em ir, já deve estar ciente que a tradição é algo levado a sério. Como somos muito parceiros, aqui vai uma super dica aos amigos que não querem casar e estão na Irlanda: é melhor tomarem cuidado. :)
Segundo a tradição irlandesa, se seu pretendente anda te enrolando muito, no dia 29/02 você pode fazer aquele tão esperado pedido: Will you marry me? – no bom português: Quer casar comigo?
A parte interessante dessa tradição esverdeada é que em ano bissexto, se o pedido for feito e o pretendente não aceitar, ele terá que pagar uma justa multa!
Muitos dizem que essa tradição irlandesa começou no século V, quando a freira irlandesa Sta. Brigid de Kildare, se queixou amargamente para o nosso amado St. Patrick. Segundo ela, as mulheres já estavam cansadas de esperar muito tempo para seus namorados a pedirem em casamento (pois é, as irlandesas reclamando da lerdeza dos Irish não vem de hoje, não!…rsrs)
O que St. Patrick fez, então? Decretou que no dia 29/02 de todo ano bissexto, as mulheres poderiam pedir os homens em casamento. Sim, pois naquela época não era bem visto que uma mulher tomasse tal atitude. E, acredite se quiser, a tradição chamou tanta atenção que chegou até à Escócia.
Mas e a multa? Bom, a multa era, na verdade, um vestido de seda. Isso porque a Sta. Brigid tava é de olho no St. Patrick e, assim que ele decretou que as mulheres podiam fazer o pedido em todo ano bissexto, ela mesma se ajoelhou e pediu a mão do nosso querido santo. Ele, que delicadamente recusou, a presenteou com um lindo vestido de seda para aliviar a dor da moça.
Pois é, meu amigo, se não quer casar, fique esperto no próximo dia 29/02 na Irlanda! Ou você anda pelas ruas segurando alguns vestidos de seda, ou então fica em casa de boa, curtindo uma segunda-feira tranquila – os encalhados podem apostar nessa tradição.
Temos até um filme que conta um pouco dessa história. Ele é bem engraçadinho e mostra até a turbulência “básica” que temos que passar para aterrissar na Ilha Esmeralda.
Apesar de hoje essa tradição ser contestada por muitos historiadores e ser levada mais como mais uma brincadeira do que qualquer outra coisa, encontramos irlandeses que a levam a sério e a utilizam pra ver se o namorado/noivo se toca e deixa de enrolar. Duvida? Veja o vídeo que achamos, de uma moça que não aguentou esperar mais – foram 22 anos de namoro! Por favor, né rapazes!?
Essa é a linda Irlanda e sua amada cultura ajudando os casais a subirem o degrau mais alto do relacionamento! ;)
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…