Se está na Irlanda ou pensando em ir, já deve estar ciente que a tradição é algo levado a sério. Como somos muito parceiros, aqui vai uma super dica aos amigos que não querem casar e estão na Irlanda: é melhor tomarem cuidado. :)
Segundo a tradição irlandesa, se seu pretendente anda te enrolando muito, no dia 29/02 você pode fazer aquele tão esperado pedido: Will you marry me? – no bom português: Quer casar comigo?
A parte interessante dessa tradição esverdeada é que em ano bissexto, se o pedido for feito e o pretendente não aceitar, ele terá que pagar uma justa multa!
Muitos dizem que essa tradição irlandesa começou no século V, quando a freira irlandesa Sta. Brigid de Kildare, se queixou amargamente para o nosso amado St. Patrick. Segundo ela, as mulheres já estavam cansadas de esperar muito tempo para seus namorados a pedirem em casamento (pois é, as irlandesas reclamando da lerdeza dos Irish não vem de hoje, não!…rsrs)
O que St. Patrick fez, então? Decretou que no dia 29/02 de todo ano bissexto, as mulheres poderiam pedir os homens em casamento. Sim, pois naquela época não era bem visto que uma mulher tomasse tal atitude. E, acredite se quiser, a tradição chamou tanta atenção que chegou até à Escócia.
Mas e a multa? Bom, a multa era, na verdade, um vestido de seda. Isso porque a Sta. Brigid tava é de olho no St. Patrick e, assim que ele decretou que as mulheres podiam fazer o pedido em todo ano bissexto, ela mesma se ajoelhou e pediu a mão do nosso querido santo. Ele, que delicadamente recusou, a presenteou com um lindo vestido de seda para aliviar a dor da moça.
Pois é, meu amigo, se não quer casar, fique esperto no próximo dia 29/02 na Irlanda! Ou você anda pelas ruas segurando alguns vestidos de seda, ou então fica em casa de boa, curtindo uma segunda-feira tranquila – os encalhados podem apostar nessa tradição.
Temos até um filme que conta um pouco dessa história. Ele é bem engraçadinho e mostra até a turbulência “básica” que temos que passar para aterrissar na Ilha Esmeralda.
Apesar de hoje essa tradição ser contestada por muitos historiadores e ser levada mais como mais uma brincadeira do que qualquer outra coisa, encontramos irlandeses que a levam a sério e a utilizam pra ver se o namorado/noivo se toca e deixa de enrolar. Duvida? Veja o vídeo que achamos, de uma moça que não aguentou esperar mais – foram 22 anos de namoro! Por favor, né rapazes!?
Essa é a linda Irlanda e sua amada cultura ajudando os casais a subirem o degrau mais alto do relacionamento! ;)
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A cidade de Dublin está pronta para celebrar o Ano Novo em grande estilo com…
As inscrições para o programa de bolsas de estudos Global Excellence Scholarships já estão abertas.…
O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…