Motivos é que não faltam… ajudar os pais, pagar a conta do cartão de crédito ou até mesmo fazer uma reserva.
E aí, como que transfere a bufunfa pro Brasil?
Bom, o modo que eu conhecia era através da Western Union. Você encontra em qualquer Spar/Londis daqui de Dublin e se preferir, voce pode ainda fazer transferências online!
Mas eu, do-contra, tentei fazer de forma diferente. Vou contar um caso que aconteceu (e ainda está acontecendo!) comigo.
Pedi para a empresa que trabalho enviar parte do meu salário pra minha conta no Brasil, no Unibanco.
Aqui, eles usam o AIB Bank, banco o qual eu não tenho conta.
E aí começa:
Os bancos daqui precisam do IBAN code, que é um código de transferência internacional.
No Brasil nao tem IBAN code. O código usado é o SWIFT.
Qual a diferença?
SWIFT é um código internacional de sistema de pagamentos entre bancos. No Brasil, em São Paulo, ele seria mais ou menos assim:
UBBRBRSP (UB deve ser de Unibanco, BR – Brasil, SP – São Paulo)
O IBAN é um muuito maior e consiste em letras e números relacionados a sua conta (e não ao seu banco, como o SWIFT). É mais ou menos assim:
AT611904300234573201
E aí aconteceu o seguinte: O AIB Bank não conseguiu usar o SWIFT code, entao eles fizeram a transferência através do meu CPF (nao me pergunte como), ou seja: o valor não foi pra minha conta, e sim pro Unibanco.
O Unibanco, muito ágil (“nem parece banco”) não identificou nenhum depósito. Passada 1 semana, conseguiram identificar, mas precisariam me enviar um documento para eu assinar (digitalmente) e aí sim, ter minha grana na conta.
Novamente, o banco que nem parece banco demorou 1 semana para me enviar o tal documento (isso porque eu ligava TODO dia pra eles, cobrando e gastando créditos do celular).
Eis que chega o documento, mas com 10 euros a menos. É a taxa deles! Não bastasse a empresa ter pago a taxa aqui (como seria se fosse pela Western Union), eu tive que pagar taxa lá também.
Enviei o documento assinado (imprimi, assinei, scanneei e mandei por email) de volta e AINDA estou no aguardo, na minha terceira semana, após ter gasto muito mais com créditos do que com taxas.
Não recomendo em hipótese nenhuma fazer esse tipo de transferência, e antes de sair daí, fale com o gerente da sua conta. Pergunte sobre as taxas de transferência internacional, porque depois que você estiver aqui, vai ficar na mao deles.
O Unibanco eu jamais recomendei (pelos N problemas que tive no Brasil) e muito menos agora, depois dessa ladainha.
Depois do rolo todo, conheci a Real Transfer, que tem atendimento em português e cobram uma taxa única de 5 euros para fazer a transferência.
Isso acontece porque o processo que eles fazem é o seguinte: você deposita o dinheiro para uma conta aqui da Irlanda e envia o comprovante pra eles. Ao confirmar, eles fazem uma transferência da conta deles no Brasil para sua conta no Brasil também, como se fosse um DOC.
A Irlanda enfrentará sua primeira onda de frio significativa da temporada a partir desta semana,…
O planejamento de gastos é um dos pontos mais importantes na organização do intercâmbio. Com…
Aprender inglês é um objetivo comum para muitos, mas nem sempre há recursos disponíveis para…
O ano vai passando e você ainda está em cima do muro sem saber como…
O frio já está ficando cada vez mais forte na Irlanda com a aproximação do…
Quer descobrir como é possível ter um trabalho em Londres? No texto de hoje, você…