Foto: PxHere
Motivos é que não faltam… ajudar os pais, pagar a conta do cartão de crédito ou até mesmo fazer uma reserva.
E aí, como que transfere a bufunfa pro Brasil?
Bom, o modo que eu conhecia era através da Western Union. Você encontra em qualquer Spar/Londis daqui de Dublin e se preferir, voce pode ainda fazer transferências online!
Mas eu, do-contra, tentei fazer de forma diferente. Vou contar um caso que aconteceu (e ainda está acontecendo!) comigo.
Foto: PxHere
Pedi para a empresa que trabalho enviar parte do meu salário pra minha conta no Brasil, no Unibanco.
Aqui, eles usam o AIB Bank, banco o qual eu não tenho conta.
E aí começa:
Os bancos daqui precisam do IBAN code, que é um código de transferência internacional.
No Brasil nao tem IBAN code. O código usado é o SWIFT.
Qual a diferença?
SWIFT é um código internacional de sistema de pagamentos entre bancos. No Brasil, em São Paulo, ele seria mais ou menos assim:
UBBRBRSP (UB deve ser de Unibanco, BR – Brasil, SP – São Paulo)
O IBAN é um muuito maior e consiste em letras e números relacionados a sua conta (e não ao seu banco, como o SWIFT). É mais ou menos assim:
AT611904300234573201
E aí aconteceu o seguinte: O AIB Bank não conseguiu usar o SWIFT code, entao eles fizeram a transferência através do meu CPF (nao me pergunte como), ou seja: o valor não foi pra minha conta, e sim pro Unibanco.
O Unibanco, muito ágil (“nem parece banco”) não identificou nenhum depósito. Passada 1 semana, conseguiram identificar, mas precisariam me enviar um documento para eu assinar (digitalmente) e aí sim, ter minha grana na conta.
Novamente, o banco que nem parece banco demorou 1 semana para me enviar o tal documento (isso porque eu ligava TODO dia pra eles, cobrando e gastando créditos do celular).
Eis que chega o documento, mas com 10 euros a menos. É a taxa deles! Não bastasse a empresa ter pago a taxa aqui (como seria se fosse pela Western Union), eu tive que pagar taxa lá também.
Enviei o documento assinado (imprimi, assinei, scanneei e mandei por email) de volta e AINDA estou no aguardo, na minha terceira semana, após ter gasto muito mais com créditos do que com taxas.
Não recomendo em hipótese nenhuma fazer esse tipo de transferência, e antes de sair daí, fale com o gerente da sua conta. Pergunte sobre as taxas de transferência internacional, porque depois que você estiver aqui, vai ficar na mao deles.
O Unibanco eu jamais recomendei (pelos N problemas que tive no Brasil) e muito menos agora, depois dessa ladainha.
Depois do rolo todo, conheci a Real Transfer, que tem atendimento em português e cobram uma taxa única de 5 euros para fazer a transferência.
Isso acontece porque o processo que eles fazem é o seguinte: você deposita o dinheiro para uma conta aqui da Irlanda e envia o comprovante pra eles. Ao confirmar, eles fazem uma transferência da conta deles no Brasil para sua conta no Brasil também, como se fosse um DOC.
Estudo financiado pela Autoridade de Polícia pede lei contra 'perfilamento racial' e critica atuação da…
Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…
A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…
Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…
Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…
Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…