Trusted Partners: os grandes contratantes de estrangeiros
5 anos atrás
Se destaque no LinkedIn!
Curso completo pra te ensinar a atrair recrutadores e conseguir um emprego
De acordo com o Department of Business, Enterprise and Innovation, somente no ano de 2018 foram concedidos 11.305 vistos de trabalho na Irlanda. O número representa um aumento de aproximadamente 2.000 permissões concedidas para não-europeus quando comparado ao ano anterior.
Entre estas, 1.290 foram para brasileiros, a segunda porção mais significativa entre as 106 nacionalidades, só perdendo para os indianos (3.806). Em 2019, os dados parciais divulgados pelo DBEI apontam que, somente entre os meses de janeiro e agosto, mais de 9.600 pedidos já foram registrados na Ilha. O Brasil segue na vice-liderança, com 917 novos carimbos de Stamp-4 até o momento.
Com o aumento considerável de requisições enviadas a cada ano, o processo burocrático para a aprovação dos vistos tem demorado cada vez mais – exceto para os Trusted Partners.
O DBIE noticiou recentemente em sua página que o departamento está enfrentando dificuldades por conta da grande demanda de requisições. O tempo de espera para os pedidos normais (Standart Applications) pode chegar a 12 semanas, enquanto os chamados Trusted Partners estão levando apenas 3 semanas para serem concluídos.
Lançada em 2015, a iniciativa dos “Parceiros Confiáveis”, em tradução livre, é uma iniciativa do governo Irlandês feita diretamente com empresas que contratam muitos estrangeiros. O objetivo é facilitar e acelerar o processo de emissão de vistos de trabalho para não-Europeus e vem funcionando como um atalho para os empregadores e empresas que pedem a Permissão de Trabalho para imigrantes com grande frequência. O objetivo é facilitar a papelada para essas companhias com alguns benefícios que são uma verdadeira mão na roda na hora da contratação.
Para que serve o Trusted Partners?
A medida basicamente poupa o tempo dos trâmites que envolvem a admissão do funcionário estrangeiro e o torna mais eficiente. A principal medida é o fim da obrigatoriedade de replicar as informações do contratante no formulário de cada contratado. Entre outros benefícios, estão:
- Redução do tempo de processamento de cada pedido;
- Diminuição da papelada (os contratantes não precisam assinar cada formulário, por exemplo);
- Formulários simplificados;
- Ausência de adição de custos para se tornar um “Trusted Partner”.
Os beneficiários podem aplicar para todos os tipo de vistos de trabalho, exceto o “Contract of Services Employment Permit”.
Leia também: Work Permit e o Green Card: Você sabe a diferença?
Quem são os Trusted Partners?
Essa informação não é publicamente divulgada. Sabe-se apenas que são empresas que têm o costume de contratar uma grande quantidade de profissionais estrangeiros qualificados, por exemplo, as em “modo de expansão” ou Startups.
Para se tornar um “Parceiro Confiável”, a empresa ou o empregador precisa estar dentro de uma série de requisitos, entre eles:
- O empregador precisa estar registrado na Central do Revenue e, quando necessário, no Companies Registration Office também;
- O empregador que violou alguma lei trabalhista nos últimos 5 anos não pode aplicar para ser um “Trusted Partner”;
- O empregador precisa se comprometer a notificar o DBEI se houver alguma mudança nas informações obrigatórias da empresa.
Confira o check-list completo.
Como uma empresa se torna um Trusted Partner?
Se a empresa estiver dentro das exigências feitas pelo DBEI, ela pode dar entrada no pedido. O processo é feito online mesmo, o que também reduz consideravelmente a dor de cabeça. Toda a documentação necessária será solicitada nessa etapa, assim como os detalhes pessoais do primeiro contratado.
Se concedido o título de parceiro, a empresa/contratante receberá um número de registro e o status de “Trusted Partner”, que tem validade de 2 anos e pode ser renovado. Esse número dá acesso a formulários próprios para a contratação de futuros contratados com todos os benefícios que mencionamos.
O DBEI leva apenas 2 a 5 dias para processar o pedido de “Trusted Partner” e dar o veredito.
Lembrando que, em caso de violação de alguma das regras impostas pelo Departamento, o número do registro é anulado na hora, e a empresa perde o acesso ao benefício, assim como o direito à renovação do mesmo.
Leia também: Como conseguir visto de trabalho na Irlanda
Se destaque no LinkedIn!
Curso completo pra te ensinar a atrair recrutadores e conseguir um emprego
Veja também
Como é o Regime Trabalhista na Irlanda?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Carreira Internacional
Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os...
3 semanas atrás
-
Notícias
Crise no setor de hospitalidade da Irlanda gera fechamento de 700 estabelecimentos em 13 meses
O setor de hospitalidade na Irlanda está atravessando uma das piores crises em...
1 mês atrás