De acordo com o Department of Business, Enterprise and Innovation, somente no ano de 2018 foram concedidos 11.305 vistos de trabalho na Irlanda. O número representa um aumento de aproximadamente 2.000 permissões concedidas para não-europeus quando comparado ao ano anterior.
Brasileiros seguem alto entre as nacionalidades de não-europeus mais contratadas na Ilha. Imagem: Pixabay
Entre estas, 1.290 foram para brasileiros, a segunda porção mais significativa entre as 106 nacionalidades, só perdendo para os indianos (3.806). Em 2019, os dados parciais divulgados pelo DBEI apontam que, somente entre os meses de janeiro e agosto, mais de 9.600 pedidos já foram registrados na Ilha. O Brasil segue na vice-liderança, com 917 novos carimbos de Stamp-4 até o momento.
Com o aumento considerável de requisições enviadas a cada ano, o processo burocrático para a aprovação dos vistos tem demorado cada vez mais – exceto para os Trusted Partners.
O DBIE noticiou recentemente em sua página que o departamento está enfrentando dificuldades por conta da grande demanda de requisições. O tempo de espera para os pedidos normais (Standart Applications) pode chegar a 12 semanas, enquanto os chamados Trusted Partners estão levando apenas 3 semanas para serem concluídos.
Lançada em 2015, a iniciativa dos “Parceiros Confiáveis”, em tradução livre, é uma iniciativa do governo Irlandês feita diretamente com empresas que contratam muitos estrangeiros. O objetivo é facilitar e acelerar o processo de emissão de vistos de trabalho para não-Europeus e vem funcionando como um atalho para os empregadores e empresas que pedem a Permissão de Trabalho para imigrantes com grande frequência. O objetivo é facilitar a papelada para essas companhias com alguns benefícios que são uma verdadeira mão na roda na hora da contratação.
Um dos principais benefícios dos Trusted Partners é a redução da burocracia. Imagem: Pixabay
A medida basicamente poupa o tempo dos trâmites que envolvem a admissão do funcionário estrangeiro e o torna mais eficiente. A principal medida é o fim da obrigatoriedade de replicar as informações do contratante no formulário de cada contratado. Entre outros benefícios, estão:
Os beneficiários podem aplicar para todos os tipo de vistos de trabalho, exceto o “Contract of Services Employment Permit”.
Leia também: Work Permit e o Green Card: Você sabe a diferença?
Empresas Trusted Partners saem na frente na corrida da contratação de estrangeiros. Imagem: Pixabay
Essa informação não é publicamente divulgada. Sabe-se apenas que são empresas que têm o costume de contratar uma grande quantidade de profissionais estrangeiros qualificados, por exemplo, as em “modo de expansão” ou Startups.
Para se tornar um “Parceiro Confiável”, a empresa ou o empregador precisa estar dentro de uma série de requisitos, entre eles:
Confira o check-list completo.
Se a empresa estiver dentro das exigências feitas pelo DBEI, ela pode dar entrada no pedido. O processo é feito online mesmo, o que também reduz consideravelmente a dor de cabeça. Toda a documentação necessária será solicitada nessa etapa, assim como os detalhes pessoais do primeiro contratado.
Se concedido o título de parceiro, a empresa/contratante receberá um número de registro e o status de “Trusted Partner”, que tem validade de 2 anos e pode ser renovado. Esse número dá acesso a formulários próprios para a contratação de futuros contratados com todos os benefícios que mencionamos.
O DBEI leva apenas 2 a 5 dias para processar o pedido de “Trusted Partner” e dar o veredito.
Lembrando que, em caso de violação de alguma das regras impostas pelo Departamento, o número do registro é anulado na hora, e a empresa perde o acesso ao benefício, assim como o direito à renovação do mesmo.
Leia também: Como conseguir visto de trabalho na Irlanda
Com a chegada de 2025, os preços de gás e eletricidade na Irlanda continuam sendo…
Os ovos de Páscoa na Irlanda não são tão chamativos como no Brasil, mas eles…
Você sabia que uma tradição da Irlanda datada do século 17 se tornou hoje em…
Oficialmente, o fuso horário entre Brasil e Irlanda, considerando horário de Brasília e de Dublin,…
Um importante laço de paz foi criado há 27 anos entre a Irlanda e Irlanda…
Existem diferenças da Páscoa no Brasil e na Irlanda? Sim! Assim como no Brasil, a celebração…