Os moradores da Irlanda, principalmente em Dublin, terão a rotina alterada entre os dias 25 e 26 de agosto com a vinda do papa Francisco ao país. O pontífice visitará Dublin e a vila de Knock, no condado de Mayo.
Aos 81 anos, o papa argentino ficará menos de dois dias na ilha, mas o suficiente para mover milhares de católicos que buscam ficar mais próximos do líder mundial da Igreja Católica. O E-Dublin selecionou 13 perguntas para entender tudo sobre a vinda do papa Francisco à Irlanda.
O papa Francisco visitará a Irlanda com o objetivo inicial de participar do Encontro Mundial de Famílias Católicas, que acontece a partir do dia 21, no Croke Park, e tem encerramento marcado para 26 de agosto, com missa no Phoenix Park. Porém, aproveitará para conhecer autoridades e o universo católico do país.
Sim! Apesar de a Irlanda ser um país com maioria da população católica e ter toda uma cultura voltada à religião, desde que assumiu a liderança da igreja, o papa ainda não visitou a ilha. A última vez de um papa na Irlanda foi há cerca de 40 anos, com João Paulo II.
O papa já tem programado um itinerário completo e restrito durante a visita. Após a chegada ao aeroporto de Dublin, no dia 25, ele visitará a casa do presidente Michael D. Higgins e depois segue para o Dublin Castle, onde fará seu primeiro discurso.
Ele ainda visita a St. Mary’s Pro-Cathedral e o centro para moradores de rua Capuchin Fathers Day Centre. A última parada será o Encontro de Famílias, no Croke Park, e a missa campal no Phoenix Park, no domingo.
No domingo, o papa voa para a cidade de Knock. Lá, ele visitará o Santuário onde, em 1879, moradores da vila avistaram a aparição de Nossa Senhora, São José e São João. Em frente ao santuário, ele rezará a oração do Angelus.
Os católicos que participarem do Encontro de Famílias poderão ver o papa no dia 25, no Croke Park, durante o encontro, e também durante a Missa Campal, no Phoenix Park. O público em geral poderá assistir ao discurso no Dublin Castle e também a missa campal, mas o acesso é restrito.
Para participar do Encontro de Famílias existe uma taxa para os cinco dias ou dias individuais. Quer dizer, tinha. As vendas estão esgotadas.
Já para participar da Missa Campal, no Phoenix Park, apesar de a entrada ser gratuita, havia tickets para ser retirados online, mas que também estão esgotados. O mesmo acontece com os interessados em ver o pontífice no Santuário de Knock.
As pessoas que não vão participar do Encontro de Famílias e não conseguiram ingresso gratuito para os eventos com o papa ainda têm chance de ver o papa Francisco na Irlanda.
Ele vai percorrer os pontos de visita em Dublin de Papamóvel — aquele carro de vidro que geralmente os papas usam para locomoção, ficando mais próximos do público. O trajeto será feito, principalmente, pela área central da capital irlandesa.
Toda a programação da RTÉ nos dias 25 e 26 de agosto será voltada para a cobertura da visita do papa Francisco à Irlanda. Será possível assistir ao noticiário em tempo real pela TV ou pelo aplicativo da emissora, além da transmissão da Missa Campal ao vivo. É possível assistir ao canal pela TV ou pela internet.
Sim! As linhas de ônibus terão suas rotas alteradas por conta da visita do papa. O trânsito será fechado nas vias em que o pontífice passará e nas proximidades, inclusive para bicicletas. Também haverá áreas de segurança onde não poderá haver acesso público, aos arredores dos locais de entrada e saída do pontífice, por exemplo.
O serviço de Dublin Bike estará suspenso em alguns pontos entre sexta-feira e domingo. As bicicletas também serão proibidas de trafegar próximo aos locais de encontro com o papa como Croke Park e o Phoenix Park.
A organização pede para a população pensar suas rotas com antecedência. Pessoas com tickets para os eventos onde o papa estará terão acesso livre ao transporte público de Dublin. Não haverá estacionamento próximo aos locais dos eventos.
O público que for participar da missa com o papa Francisco no domingo não poderá chegar de carro, táxi ou bicicleta ao evento. A entrada no Phoenix Park poderá ser feita apenas a pé. Por isso, a organização criou sete rotas que possibilitam a chegada até os sete portões do parque com a possibilidade de utilizar o transporte público (Dublin Bus ou Luas). A mídia tem divulgado a insatisfação de muitas pessoas, principalmente idosos, que não terão condições de andar muito para chegar da entrada até o local da missa, visto que o parque é muito grande.
A Gardaí e a segurança do Vaticano vão garantir a proteção do papa Francisco durante sua estadia. Isso inclui não divulgar onde o pontífice vai se hospedar. Os locais onde haverá a visita do papa também serão vistoriados e fechados com antecedência.
O Phoenix Park permanecerá fechado de sexta a segunda-feira para as atividades regulares. O público também terá segurança reforçada pela Gardaí durante toda a visita.
No total, o papa Francisco ficará menos de dois dias na Irlanda. Ao todo, estão programadas 36 horas entre a chegada e a partida para o Vaticano.
A chegada do papa vem sendo organizada há dois anos. São mais de 10 mil voluntários que trabalharão durante todo o Encontro de Famílias e auxiliando durante a estadia de Francisco.
Só no Croke Park serão 70 mil pessoas participando do evento. Em Knock, 45 mil fiéis devem se reunir no Santuário. Já a Missa Campal no Phoenix Park deverá ser vista por, ao menos, 500 mil pessoas.
Durante a cerimônia, um coral com 3 mil membros cantará para o papa. Também haverá 1.000 médicos e enfermeiros disponíveis e serão distribuídos 25 mil sanduíches.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…