Olá! O meu nome é Monika Gąciarz – você deve estar se perguntando: “De onde vem esse nome?” Pois bem, sou polonesa e moro aqui na Irlanda desde os 13 anos de idade.
A minha história com o português começou por causa de um goiano que eu encontrei na Universidade de Limerick há alguns anos, e que me apoiou e ensinou tudo sobre o Brasil. Seria mentira dizer que eu não me apaixonei pela cultura brasileira, pela música sertaneja (influência goiana), comida (não tem coisa melhor no mundo do que arroz e feijão!) e muitas coisas mais! Às vezes até me sinto mais brasileira do que polonesa!
Foi tudo muito casual. Eu estava em uma livraria com o meu namorado e vi um livro chamado “Portuguese in 3 months” e, por curiosidade, decidi comprá-lo. Eu sempre tive muito interesse por línguas e na época estava estudando francês e espanhol, então aquela era uma oportunidade de aprender mais um idioma.
Ainda me lembro do primeiro dia tentando entender a diferença entre “a” e “o” e pronunciar todos os acentos. Pensava comigo: “nunca vou conseguir falar essa língua tão difícil!”. Acho que essa insegurança acontece com qualquer pessoa que quer aprender uma nova língua. O segredo é nunca desistir e não ter vergonha de falar.
No começo tudo o que eu conseguia dizer era: “Oi, tudo bem? Sou Monika”, mas isso foi o suficiente para eu me apaixonar por essa língua e querer falar com mais fluidez, mesmo cometendo erros.
Uma boa dica é escutar músicas em inglês ou em qualquer língua que você esteja aprendendo. Desse jeito, você aprende palavras novas e também melhora a pronúncia.
Sobre a autora:
Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…