Sabe quando você está cansado daquela vida que você vem levando? Quando ir do escritório pra casa e da casa pro escritório já não faz mais sentido?
Quando você começa a refletir que existe um mundão lá fora pra ser descoberto e você está ali trancafiado entre quatro paredes, iluminado por luzes artificiais durante 10 horas do seu precioso dia? Chega uma hora em que a gente começa a se questionar: é isso que eu quero para o resto da minha vida? Se você já se fez alguma das perguntas acima, devo lhe informar, amigo, você está precisando de um ano sabático.
Eu costumo sempre falar que eu não vivia esses dias, eu sobrevivia.
As pessoas costumam pensar que ano sabático é aquela coisa que você só vê nos filmes e pensa ‘essa gente só pode ser louca de fazer isso’. Mas o que muita gente não sabe é que é exatamente o contrário, a gente faz isso pra não enlouquecer, pra descobrir que somos bem mais fortes do que imaginávamos e que o medo de mudar não chega nem perto da vontade que temos de melhorar as nossas vidas, de fazermos algo diferente, algo em que realmente acreditamos. Algo pelo qual valha a pena acordar às 6h da manhã. Algo com que vamos nos orgulhar quando olharmos pra trás no futuro e vermos que aquele eu fez a escolha certa. Porque aquele eu escolheu ser feliz. Escolheu se fazer feliz, sem se importar com as imposições da sociedade e da família, que esperavam que aquele profissional formado simplesmente seguisse sua carreira de atuação em uma multinacional reconhecida e fosse “feliz para sempre”.
Muitos não se dão conta que as escolhas na nossa vida são feitas a todo momento. Precisamos escolher a felicidade a cada minuto de nossas vidas. Porque esse tempo não volta, essa vida que está passando diante dos nossos olhos é o que estamos construindo dela. Não desperdice seu tempo com atividades que não lhe satisfazem, que não preenchem a sua alma.
E ano sabático é isso. Um Ano em que tiramos um tempo para pensar sobre o que é realmente importante em nossas vidas. É um tempo de refletir sobre tudo o que vemos e sentimos, é um olhar pra dentro – não apenas para ver onde estamos e o que fizemos, mas um período para um autoconhecimento profundo e sincero. E com isso nos descobrimos, descobrimos o mundo, descobrimos o outro de um jeito diferente. Passamos a ver nosso passado com um olhar novo e o nosso futuro com mais fé, mais confiança e mais esperança.
É perceber que o que não nos acrescenta, não nos faz falta. Que o que passou faz parte do que somos, mas que o que importa mesmo é trabalharmos pela nossa felicidade hoje.
Nesse começo de ano nada melhor do que pararmos e avaliarmos a maneira que vivemos, e se você não está vivendo a vida que sempre sonhou ou, pelo menos, uma vida que faça sentido pra você, não hesite em mudar. Não deixe pra depois, afinal, o amanhã não existe e você estará apenas deixando seus dias passarem sem sentido. Construa o hoje, viva o hoje! Viva uma vida que faça sentido para você! Viva o seu ano sabático! Tenho certeza que você não vai se arrepender!
Sobre o autora:
Com a aproximação das Eleições Gerais de 2024, uma organização dedicada ao bem-estar animal lançou…
Quem já está há um tempinho vivendo na Irlanda, pode ter percebido que por aqui…
Você conhece os cães de raça da Irlanda? Sim, algumas raças de cachorros têm suas…
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…