Como estudar na Universidade da Colúmbia Britânica em Nova York
2 anos atrás
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Você certamente ouviu falar na Universidade da Colúmbia Britânica em Nova York. No entanto, já se imaginou, algum dia estudando em uma das mais antigas e renomadas universidades dos Estados Unidos? Saiba que isso é possível!
A Universidade da Colúmbia Britânica em Nova York é um dos centros de pesquisa mais importantes do mundo e, ao mesmo tempo, um ambiente de aprendizado diferenciado para alunos de graduação e pós-graduação dos mais diferentes campos acadêmicos e profissionais.
Além disso, a instituição conta com uma excelente localização em NY e busca cada vez mais atrair professores e estudantes para apoiar pesquisas sobre questões globais e para estreitar o relacionamento com vários países.
Para se ter uma ideia da grandeza da Colúmbia, hoje, a universidade conta com, aproximadamente, 17 mil estudantes, representados por 145 países. Porém, são quase 11 mil alunos internacionais, de acordo com dados da própria universidade.
E tem mais: o Brasil é o nono país mais representado no campus de Nova York.
História da Universidade da Colúmbia Britânica em Nova York
Fundada em 1754 como King’s College pelo Rei Jorge II da Inglaterra, tornou-se a instituição de ensino superior mais antiga do estado de Nova York e uma das mais antigas dos Estados Unidos. No entanto, o nome foi alterado como uma forma de marcar o fim dos laços entre os Estados Unidos e a realeza britânica.
Durante o século XIX, a instituição se expandiu e, em 1896, passou a se chamar Universidade Colúmbia.
Na época da fundação, ocorreu um debate quanto à localização da instituição e suas afiliações religiosas, mas, por fim, foi fundada na cidade de Nova York, com fortes ligações com a igreja anglicana. Ainda assim, foi mantida a liberdade religiosa nos princípios fundadores da instituição.
Aliás, fato relevante é que vários dos homens associados à universidade lutaram pela independência dos Estados Unidos e foram fundamentais na história do país, como Alexander Hamilton, que foi um grande revolucionário norte-americano.
De acordo com o ranking da Times Higher Education (THE) 2020, a instituição está como número 16 no ranking das universidades mais desejadas de todo o mundo. Uma das grandes razões é o aprendizado tão completo e a alta qualidade do ensino.
Não é à toa que o foco da universidade é formar mentes brilhantes que sejam capazes de desenvolver soluções para os principais problemas da sociedade e do mundo.
Pós-graduação, mestrado e doutorado na Universidade da Colúmbia Britânica em Nova York
A Universidade da Colúmbia oferece cursos em diversas áreas, como saúde, ciências, artes, humanas, negócios, etc. Porém, um dos principais cursos disponibilizados são Direito, Medicina, Biologia, Literatura, Tecnologia e Engenharia.
Entre os programas mais procurados na Universidade da Colúmbia estão os de pós-graduação, mestrado e doutorado, que levam, em média, de um a três anos para serem concluídos, dependendo do trabalho de campo e das exigências da pesquisa.
No entanto, a concessão dos títulos de graduação vai depender do tipo de escola:
- Colúmbia College (CC): oferece o diploma B.A.;
- Foundation School of Engineering and Applied Science (SEAS): oferece o diploma B.S.;
- School of General Studies (GS): oferece os diplomas B.A. e B.S.
Já para obter o diploma de mestrado e doutorado, os estudantes devem ter contribuído de forma significativa para um determinado experimento ou estudo, além de ser exigida a apresentação oral da tese final.
Agora, em relação aos estudantes internacionais que sonham em ingressar na instituição, vale ressaltar que há algumas exigências a serem atendidas no processo de candidatura. Confira quais são elas.
Histórico escolar
O histórico escolar deve mostrar todas as disciplinas cursadas e provas realizadas pelo estudante e é uma das exigências para se inscrever no processo da Universidade da Colúmbia Britânica. Além disso, apresentar os diplomas e prêmios recebidos faz a diferença.
Nos EUA, esse histórico recebe o nome de “transcript”, e é necessário fazer a tradução juramentada. Além disso, deve-se apresentar registro de todos os cursos e provas já realizadas.
Quer saber qual a melhor empresa de tradução juramentada do mercado? Vamos recomendar uma que tem alguns dos melhores rankings do mercado, a Yellowling.
Testes de admissão
Lembre-se: nove meses antes do início do curso no qual você deseja se matricular, é preciso realizar o famoso teste de admissão. Conheça os testes que geralmente são exigidos e verifique qual se aplica ao seu curso:
- Dental Aptitude Test (DAT);
- Medical College Admission Test (MCAT);
- Graduate Management Admission Test (GMAT);
- Scholastic Aptitude Test (SAT I);
- Graduate Record Examination (GRE);
- Subject Tests (SAT II);
- Law School Admission Test (LSAT);
Os testes exigidos podem variar de acordo com o curso escolhido, mas, de uma maneira geral, o exame mais comum é o SAT.
Proficiência em inglês
Para os estrangeiros que não têm o inglês como primeira língua, é necessário realizar o TOEFL ou IELTS, uns dos mais conhecidos exames de proficiência no mundo, e alcançar uma boa pontuação.
Afinal, dependendo da pontuação no teste, é possível a universidade exigir que você faça aulas de inglês antes de ingressar.
Essay
Essay nada mais é que uma carta de motivação, que deve ser escrita por quem deseja ingressar em um curso no exterior e é exigida pela Universidade da Colúmbia Britânica. O objetivo é compartilhar com o departamento de admissão um resumo sobre você e sobre o porquê deseja estudar na universidade.
No processo formal de candidatura, sempre são destacadas as exigências da essay.
Cartas de recomendação
As famosas cartas de recomendação devem ser solicitadas para professores atuais ou ex-professores que possam escrever uma boa recomendação sobre você e sua trajetória acadêmica. Nessa carta, vale incluir todos os projetos realizados.
E atenção: cada universidade tem seu próprio modelo de carta de recomendação, que também deve estar destacado no processo de candidatura.
Curiosidades: instituições afiliadas à Colúmbia University
A Universidade da Colúmbia tem duas instituições afiliadas que estão autorizadas a utilizar o nome da universidade. Ambas têm autonomia administrativa e, por isso, o processo seletivo é feito sem a intervenção de Colúmbia. São elas:
- Barnard College: um colégio de artes liberais exclusivo para mulheres;
- Teachers College: uma escola de pós-graduação para alunos interessados em educação, que oferece apenas diplomas de mestrado e doutorado.
Com certeza, conseguir uma vaga na Universidade da Colúmbia está longe de ser fácil. Porém, não é impossível. Ser fluente em inglês e ter um histórico acadêmico exemplar já garantem boas chances e ser aceito nessa tão renomada instituição.
Por isso, se estudar na Universidade da Colúmbia em Nova York é realmente o seu sonho, não desista. Além do ensino de alta qualidade, a instituição oferece inúmeras ferramentas para colocar você mercado de trabalho internacional.
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Veja também
Roteiro de Intercâmbio na Irlanda por quem o viveu
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Destaques
Intercâmbio: como fazer, quanto custa e quais são os principais destinos para 2025
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos...
3 dias atrás
-
Destinos de Intercâmbio
Trabalho em Londres para brasileiros: tudo o que você precisa saber
Quer descobrir como é possível ter um trabalho em Londres? No texto de hoje,...
1 semana atrás