Que a Irlanda tem sido considerada um dos principais destinos para estudantes ao redor do mundo não é mais segredo para ninguém.
O que muita gente não sabe é que por trás dos prédios centenários das universidades irlandesas estão guardadas algumas histórias bem interessantes e, inclusive, fatos curiosos. Fique por dentro de alguns deles!
Fundada em 1592, a Trinity é a universidade mais antiga da Irlanda. Então, já dá pra imaginar que ela é cheia de histórias, né?
Nos primeiros séculos de sua existência, a Trinity era vista como uma universidade protestante, tanto que os católicos só foram autorizados a aplicar para uma vaga na instituição em 1793, entretanto, certas restrições foram mantidas até 1873.
E a questão religiosa não para por aí! Em pleno século XX, no ano de 1970, o arcebispo de Dublin, John Charles McQuaid, simplesmente proibiu os católicos de se inscreverem na Trinity. Para fazê-lo deveriam solicitar uma autorização especial. Aqueles que desrespeitassem a regra seriam excomungados da Igreja. Essa norma vigorou até o final do século passado.
Outro fato importante na historia da Universidade é que as mulheres foram aceitas pela primeira vez como membros com plenos direitos em 1904.
Grandes escritores irlandeses passaram pelos bancos da Trinity College. Entre eles estão Oscar Wilde, Samuel Beckett e o autor de “Drácula”, Bram Stoker.
Fundada em 1845 com o nome de Queen’s College, a UCC é uma das instituições de ensino superior mais antigas da Irlanda. A primeira estudante do sexo feminino foi aceita na universidade apenas em 1885.
A UCC também foi a primeira universidade irlandesa a ter uma mulher como professora. Isso aconteceu em 1910, quando Mary Ryan foi admitida como professora de línguas romanas.
Localizada a poucos quilômetros do centro da capital irlandesa, a UCD é a maior universidade do país, sendo um dos principais destinos dos jovens irlandeses quando deixam o ensino médio. Atualmente, a UCD possui cerca de 30 mil alunos, dos quais aproximadamente cinco mil são estrangeiros, provenientes de mais de 120 países, ou seja, é a instituição irlandesa que mais abriga estudantes internacionais.
Um detalhe sobre a história da UCD é que ela foi fundada em 1854 como Universidade Católica da Irlanda, num movimento cujo objetivo era proporcionar educação superior aos católicos irlandeses, já que naquele período a Trinity College, cuja base de fundação é anglicana, não dava muitas oportunidades aos estudantes católicos.
Para quem deseja curtir umas boas festas enquanto está na Universidade, a NUIG é o destino certo. A universidade conta com diversos bares no campus, promovendo uma agitada vida noturna aos estudantes.
Mas não vá pensando que tudo é uma grande festa, pois a NUI Galway tem o melhor índice de empregabilidade entre as universidades irlandesas. Mais de 98% dos estudantes da instituição conseguem emprego nos primeiros seis meses após a graduação.
Apesar de jovem, a DCU já se posiciona entre as principais universidades irlandesas. Inaugurada em 1975, ela obteve o status de universidade em 1989. Atualmente aparece na 40ª posição do ranking da consultoria QS para as melhores universidades do mundo, isso com menos de 50 anos.
Hoje, a DCU é sede do maior centro de arte da Irlanda. É lá que está localizado o Helix, espaço com mais de 11 mil metros quadrados onde são realizados shows, concertos, apresentações teatrais e exposições. Além disso, o ambiente sedia alguns programas da RTÉ, a rede de televisão irlandesa, como The Panel, You’re a Star e a edição irlandesa do The Voice.
Este texto foi revisado por Camilla Gómez em Maio/2014.
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…