Se tem uma coisa com a qual você não terá que se preocupar durante sua trip pelo sudoeste asiático é com caixa eletrônico, pois a oferta é grande e eles estão a cada cinco metros. Entretanto, quando se trata de transações com cartão de débito e/ou crédito vale ficar atento para evitar transtornos durante a sua viagem.
Pensando nisso, o E-Dublin listou aqui cinco cuidados básicos que você deveria adotar para evitar roubadas durante a sua Asia trip.
Verifique sempre as parcerias do seu banco com os bancos e serviços locais na região que você pretende visitar. Assim, em caso de contratempos, lidar com algum órgão/estabelecimento que esteja associado ao seu banco facilitará imensamente a resolução do problema.
Sair sacando dinheiro em qualquer caixa será uma grande tentação, dada a oferta existente, mas é importante dar preferência a uma única rede ATM.
Sabe aquele velho ditado que diz que “em time que está ganhando não se mexe”? Pois é, essa é a ideia. Eleja uma rede, dê preferência à de melhor reputação ou à mais conhecida e utilize-a do início ao fim da viagem.
O ideal é dar preferência ao serviço ATM fornecido pelo banco local.
Imagine que, por algum motivo, o caixa eletrônico não devolva o seu cartão ou emperre a saída do dinheiro… Como resolver se a rede não for operada regularmente por um banco da região?
Por isso afirmamos que você estará muito melhor assistido se souber onde pedir socorro, que poderá ser uma das agências filiadas ao seu banco.
A maioria das redes ATM cobra 3% por cada saque. Por essa razão sugerimos que você se programe para pagar essa taxa uma única vez. Caso não seja possível um único saque pela quantia que pretende gastar, você poderá se programar para fazer saques semanais. Basta calcular quanto necessitará para cobrir as despesas por semana.
Acredite, isso é mais comum do que se imagina e, geralmente, acontece quando a rede utilizada não é associada ao seu banco. Por isso, durante a operação, alguns caixas eletrônicos simplesmente retêm o cartão, por não identificarem a parceira. Então, reforçamos a importância da dica número 1: procure por parceiros do seu banco.
Essas dicas foram baseadas em viajantes que estavam em trânsito pelo sudoeste Asiático, mas são válidas para qualquer destino, já que ficar sem o cartão de débito e/ou crédito durante uma viagem é sempre uma grande dor de cabeça.
Esse texto faz parte da série Mochilão pela Ásia em oito destinos.
Este texto foi revisado por Camilla Gómez em Novembro/2014.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…