O HSE (Health Service Executive) mudou o esquema da vacina contra a Covid-19 na Irlanda. Agora, depois da primeira dose de reforço, as doses extras vão acontecer sazonalmente, durante a primavera e o outono, dependendo da idade e condição de saúde.
De acordo com o HSE, os reforços sazonais são recomendados para pessoas com maior risco que precisam receber doses de reforço com mais frequência para manter sua proteção contra a Covid-19.
Para pessoas com 18 anos ou mais, uma dose de reforço é recomendada no momento.
Todas as informações sobre as doses de reforço estão no site do HSE.
Desde fevereiro, a vacina contra a Covid-19 na Irlanda para crianças a partir dos seis meses de idade até os quatro anos de idade foi liberada.
A imunização desta faixa etária está prevista pelo National Immunisation Advisory Committee (NIAC), criado pelo governo irlandês para estudar o cenário das vacinas contra a Covid-19 e a liberação por idade e grupo de risco no país.
De acordo com o site do HSE (Health Service Executive), o serviço de saúde pública irlandês, são necessárias três doses para completar a primeira rodada de vacinação contra a Covid para crianças de 6 meses a quatro anos de idade.
A faixa etária recebe uma dose menor de uma vacina Pfizer do que crianças de 5 a 11 anos. Porém, a imunidade que elas obtêm será semelhante à vacina de dose mais alta usada em faixas etárias mais avançadas.
Veja abaixo todas as informações sobre como tomar vacina na Irlanda contra a Covid-19.
Aqueles que vão se cadastrar para receber a vacina a partir do programa nacional de vacinação devem se inscrever online com até cinco dias de antecedência. O link para o sistema de registro é este aqui.
Os pacientes podem também se registrar por telefone (1850 24 1850) e há opções para pessoas com deficiência auditiva.
Brasileiros e demais imigrantes que são residentes na Irlanda podem se cadastrar e receber a vacina. No registro online é preciso fornecer o número PPS, Eircode, endereço de e-mail e número de telefone celular.
No entanto, segundo o HSE, aqueles que não tem PPS devem fazer o registro pelo telefone e podem apresentar um comprovante de moradia válido no momento da vacinação. Além disso, é preciso levar um documento de identificação, como passaporte, por exemplo.
Segundo o HSE, o tempo de espera entre o registro e a aplicação é de até três semanas e será enviada uma mensagem no celular cadastrado com a data, o horário e o local da vacinação entre sete e três dias antes da aplicação da vacina na Irlanda.
Farmácias de toda a Irlanda aplicam as vacinas contra a Covid-19. É possível fazer o agendamento em uma das 800 lojas participantes da Irish Pharmacy Union.
Para reservar o horário de vacinação basta acessar este link, escolher a farmácia preferencial e agendar diretamente com a unidade por telefone ou site, dependendo do que o local oferecer.
Centros de vacinação estão recebendo pessoas para tomar a vacina na Irlanda sem agendamento. Confira a lista com datas e horários no site do HSE.
O primeiro ciclo da vacina na Irlanda contra a Covid-19 pode ser aplicado em pessoas com seis meses de idade ou mais.
Após a aplicação da primeira dose a pessoas a partir dos 5 anos, é preciso aguardar para tomar a segunda, dependendo do tipo de vacina aplicado conforme lista abaixo:
Se a pessoa contraiu Covid-19, é preciso esperar pelo menos quatro semanas para tomar uma dose de vacina na Irlanda contra a doença.
* crianças com seis meses até quatro anos recebem três doses menores no primeiro ciclo da vacina contra a Covid na Irlanda. Elas devem ser aplicadas com intervalos de três semanas (segunda dose) e oito semanas (terceira dose).
Atenção: Para menores de 16 anos, um dos pais ou responsável legal deve agendar o horário, dar o consentimento para a vacinação e estar presente.
Sim! Se você foi vacinado fora da Irlanda e precisa continuar o seu processo, pode continuar a imunização no país.
A regra na Irlanda é que você precisa mostrar evidências de sua primeira dose de vacina em outro país (comprovante de vacina do SUS, por exemplo, em inglês).
Se sua vacina não for aprovada pelo Food and Drug Administration (FDA), Medicines and Healthcare products Regulatory Agency (MHRA) ou recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), será oferecido a você um ciclo completo de vacinas aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA) na Irlanda.
Atenção: todas as vacinas aplicadas no Brasil são aprovadas pela OMS.
Após tomar uma vacina na Irlanda, ela será válida após o fim da janela de imunização de cada tipo de imunizante. Veja abaixo:
Você já ouviu falar no EU Digital Covid Certificate? A União Europeia (UE) lançou o Certificado Digital da Covid para reunir informações de cidadãos europeus sobre a situação atual em relação à Covid-19.
O bloco europeu começou a colocar a ideia em prática no dia 1 de julho, mas a Irlanda começou a distribuir os certificados aos cidadãos vacinados e recuperados da Covid-19 no dia 12 de julho.
Leia mais sobre esse assunto aqui.
Leia também: Covid-19: enfermeira brasileira é imunizada na Irlanda
Os dados de vacinação na Irlanda contra a Covid-19 são divulgados pelo European Centre for Disease Prevention and Control (ECDPC), o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças, e do Ireland’s Covid-19 Data Hub.
Vem com a gente entender como fazer intercâmbio na Irlanda. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…