As primeiras vacinas fabricadas pela Pfizer-BioNTech serão administradas na Irlanda no dia 30 de dezembro, com um carregamento de 10 mil unidades previsto para chegar no país no dia 26 de dezembro, conforme informado pelo Ministro da Saúde Stephen Donnelly.
Ele confirmou que profissionais da linha de frente da área de saúde e lares de idosos serão vacinados primeiro. “Meu foco num primeiro momento é proteger os profissionais da linha de frente da área de saúde; chegar até os lares de idosos, proteger aqueles mais vulneráveis…”
O próximo carregamento depois desse, de “dezenas de milhares de doses”, deve chegar ao país na primeira semana de janeiro, seguido de carregamentos similares nas semanas seguintes à primeira, informou o Ministro da Saúde irlandês.
Além disso, Donnelly disse que se pretendia uma implementação acelerada usando uma série de vacinas adquiridas pela União Europeia, trabalhando com a lista de prioridades elaborada pelo Comitê Consultivo Nacional de Imunização (NIAC) o mais rápido possível.
Há, ainda, quatro vacinas adicionais em preparação, embora elas precisem ser aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos. Em um plano nacional, o Estado deve adquirir 14 milhões de doses de pelo menos cinco vacinas diferentes durante 2021.
“Embora este desenvolvimento seja muito positivo e ofereça alguma esperança no final de um ano muito difícil para muitas pessoas, é realmente importante que todos nós tenhamos em mente que a vacina não é nossa primeira linha de defesa contra a Covid-19 por enquanto, nem será por um bom tempo tempo”, ressaltou o Ministro.
E acrescentou: “Por enquanto, todos na Irlanda devem se concentrar em manter as ações de prevenção e proteção que se tornaram parte de como todos nós trabalhamos e vivemos.”
A lista de prioridades está disponível no site do Governo, disponível aqui.
Fonte das informações: Irish Times (https://www.irishtimes.com/news/health/covid-19-vaccination-rollout-timeline-priority-listing-and-vaccine-availability-1.4444257)
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…
Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…
Pedalar pelas ruas de Dublin ou de outras cidades irlandesas parece ser a melhor forma…
Estudo revela que imigrantes têm maior taxa de emprego que irlandeses nativos, mas enfrentam mais…
Com a chegada da primavera e o início da temporada de nidificação das gaivotas, autoridades…
O "horário de verão" na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de…