Em pronunciamento feito na tarde desta terça-feira, 30 de março, o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, afirmou que até o fim de julho deste ano 6 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 serão administradas na Irlanda.
Segundo ele, a vacinação reduzirá radicalmente a mortalidade quando aqueles com mais de 70 anos e os vulneráveis do ponto de vista médico estiverem totalmente protegidos.
“Isso reduzirá ainda mais as infecções, a hospitalização e a mortalidade, à medida que grupos de idade mais jovens forem vacinados”, ressaltou.
Martin disse que “vacinas são transformadoras” e “são a nossa saída”. “Todos os esforços foram feitos para garantir que quase todas as doses fossem injetadas nas pessoas na mesma semana em que (as vacinas) chegam (à Irlanda), mas as interrupções no fornecimento – para a Irlanda e em toda a Europa – nos impediram”, ressaltou, lembrando da pausa no abastecimento da Astrazeneca por conta de suspeitas de problemas de saúde em sua aplicação.
“A boa notícia é que a oferta deve aumentar drasticamente em abril, maio e junho, mas também é importante reservar um momento para explicar o que foi alcançado até agora”, disse Martin, registrando 800.000 doses de vacinas administradas até o momento.
“Isso significa que administramos a primeira vacinação para pessoas com mais de 80 anos, para profissionais de saúde da linha de frente, e estamos fazendo um bom progresso com os mais vulneráveis do ponto de vista médico.”
Leia também: Lockdown na Irlanda: governo flexibiliza medidas a partir de 12 de abril
Segundo Martin, a próxima fase já está começando e vai vacinar pessoas com mais de 65 anos e pessoas com condições médicas subjacentes.
“Em meados de abril, todos os maiores de 70 anos terão recebido sua primeira dose, e de meados a final de maio, todos os maiores de 70 anos estarão totalmente vacinados.”
Plano do Programa Nacional de Vacinação nas próximas semanas:
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…