Não há muita dificuldade de encontrar vagas de emprego na Irlanda para quem escolhe o país para estudar e trabalhar.
Porém, mesmo com o visto de estudante permitindo o trabalho de até 20 horas por semana, é preciso ter uma boa comunicação, um bom currículo e uma postura de interesse para chegar à Ilha Esmeralda e começar o trabalho.
Vale lembrar que, para estudantes estrangeiros, há a possibilidade de trabalho em período integral (full-time), sendo 40 horas semanais, em dois períodos do ano, no verão e inverno: 1º de junho a 30 de setembro e de 15 de dezembro a 15 de janeiro (um mês).
E para ajudar o intercambista a encontrar vagas de emprego na Irlanda, principalmente nesse período, apresentamos, neste artigo, cinco dicas importantes para se preparar e não perder a oportunidade de trabalhar na Irlanda.
Vamos lá?
Leia mais: Emprego na Irlanda: saiba quais são as vagas disponíveis
Se você está na Irlanda e já conseguiu alguns trabalhos esporádicos, tudo isso conta como experiência.
Reavalie o seu currículo, veja o que pode ser melhorado e volte à rotina de envio diário. Não sabe por onde começar? Vale dar uma olhada neste artigo especial sobre currículo em inglês.
Também existe um modelo europeu que geralmente é utilizado pelos irlandeses na hora de avaliar um cadidato para vagas de emprego na Irlanda.
Nunca ouviu falar nela? Se você já vive ou está a caminho da Europa, deveria. Assim como o currículo, quase 90% das vagas anunciadas solicitarão a Cover Letter, que nada mais é do que uma Carta de Intenção — uma breve apresentação das suas qualificações, experiência e objetivos.
Aliás, o Edu explica isso com detalhes no vídeo acima. Lembre-se sempre de focar nas suas habilidades que são relevantes para a vaga. Não adianta contar com detalhes sobre os seus 5 anos de experiência em call center se estiver se candidatando para uma vaga de housekeeper ou bartender.
Leia mais sobre cover letter aqui!
O networking é tudo. Então, conecte-se com o maior número de pessoas possível. Comente sempre com seus flatmates, seus colegas de turma, amigos e professores. Isso auxilia a obter uma indicação para um novo trabalho ou para um trabalho full-time.
É chegada a hora também de incluir o LinkedIn na sua rotina diária de redes sociais e participar mais ativamente das discussões com as suas conexões.
Leia também: Intercâmbio na Irlanda para estudar, trabalhar e viajar
Acha isso um processo arcaico? Pois saiba que esse método continua superatual e aumenta muito as suas chances, especialmente para os trabalhos ligados ao setor de hospitality (bares, restaurantes, pubs etc.).
Tenha sempre com você algumas cópias do currículo em mãos, pois, nessa época do ano, é muito comum encontrar vagas anunciadas nas vitrines de lojas e outros estabelecimentos comerciais.
Sem falar que dar a cara para bater ou, simplesmente, perguntar se há vagas disponíveis já ilustra a sua proatividade e vontade de pegar no batente.
A primeira impressão é sempre a que fica!
A propaganda é a alma do negócio na hora de encontrar vagas de emprego na Irlanda. Por isso, você deve ser o primeiro a alarmar aos quatro cantos que logo você estará disponível para trabalhar full-time. Reforce isso na sua cover letter, nas suas postagens nas redes sociais e, principalmente, quando estiver na rua procurando trabalho.
Com a limitação de trabalho para estudantes, muitos empregadores podem não saber sobre a liberação das 40h no verão e no fim do ano. Então, lembrá-los nunca é demais.
Em seu recente Censo, feito em 2021, o E-Dublin perguntou a intercambistas quanto tempo foi necessário para que encontrassem vagas de emprego na Irlanda.
O tempo de obtenção do primeiro emprego segue na faixa de 1 a 3 meses em 2021 para 37% do público. Responderam entre duas semanas e um mês 27%.
Além disso, 79% dos participantes da pesquisa responderam estarem empregados na Irlanda, com 21% desempregados.
O edublin pode ajudar quem está em busca de trabalhar fora do Brasil.
Saiba que as agências parceiras do edublin podem auxiliar durante todo o processo de mudança para um novo país, orientando sobre a parte burocrática e sendo a ponte para a sua realização de um programa de trabalho no exterior. Solicite um Orçamento Fácil com empresas de renome!
Além disso, o curso “Do Zero ao Emprego no Exterior” oferece mais de 30 horas de conteúdo com diversos profissionais de diferentes áreas sobre trabalhar fora do Brasil.
E se a sua ideia é fazer intercâmbio na Irlanda ou estudar em uma faculdade no país, temos os ebooks perfeitos para ajudar você a realizar esse sonho.
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…