Se tem uma coisa que aprendemos aqui na Irlanda, é abraçar qualquer oportunidade de bom tempo. Então, como o termômetro anda bombando aqui na Ilha e a promessa é de pelo menos mais uma semana de sol tinindo, decidimos pegar carona com o intercambista Edgar Abreu, que tem descoberto algumas praias para se refrescar bem pertinho de Dublin!
Por Edgar Abreu
Existe uma Irlanda a poucos minutos do centro de Dublin que alguns estudantes brasileiros passam o intercâmbio sem conhecer. Outros até chegam a ir uma ou duas vezes, mas a verdade é que, com as temperaturas aumentando nessa época do ano, este é o melhor momento para explorar a bela costa litorânea. SIM, acredite você ou não, ela existe e chega a ser bem convidativa em dias de sol.
Por isso, a série Vai dar Praia chega por aqui para mostrar algumas opções de praias ao redor da capital irlandesa para quem não quiser sair da Irlanda sem essa experiência. E nosso primeiro destino é Portmarnock.
Portmarnock fica na região norte de Dublin e é uma das praias que mais se parece com as que temos no Brasil (já que areia é artigo raro na Ilha Esmeralda). São cerca de oito quilômetros de areia e mar, localizado entre Baldoyle e a famosa Malahide, que tem um dos castelos mais visitados de toda a Irlanda.
Para chegar à Portmarnock não há mistério. As linhas de ônibus 32 e 42 partem do centro da cidade (Talbot Street) e te deixam bem pertinho da praia. Outra opção é usar o DART, em qualquer estação na região central, no sentido Malahide. O valor da passagem de ida e volta é de €6,15 e o trajeto dura apenas 25 minutos. Para saber onde descer, é só ficar de olho na estação Portmarnock e seguir uma estradinha que liga o centro comercial à praia.
Na década de 1930, Portmarnock foi usada como pista de decolagem para aeronaves que cruzavam o oceano atlântico. Um monumento no formato de um globo terrestre foi instalado no local para homenagear esse período da história irlandesa. Além desse fator, Portmarnock também já teve moradores ilustres como a família Jameson e Brian McFadden, ex-integrante da boyband Westlife.
Atualmente, Portmarnock abriga um dos principais campos de golfe da Irlanda. Mas nos finais de semana, sobretudo no verão, a areia da praia é bastante usada para outras práticas esportivas, a exemplo do nosso famoso futebol, que tem sido cada vez mais popular na Irlanda.
O mar azul também atrai praticantes de kite e windsurf. Nos dias ensolarados, é possível comprar sorvete de vendedores que circulam de carro pela praia e encontrar banhistas de todas as idades se aventurando na água. Sem falar no gramado verde, que é perfeito para um piquenique e um banho de sol.
Sem falar na proximidade com a capital irlandesa, é possível passar um dia nas areias de Portmarnock com cerca de 10 a 15 euros, se considerarmos passagens e alimentação. E não é preciso caminhar muito para encontrar uma loja de conveniência com produtos a preços bem acessíveis, já que é só atravessar a Coast Road (estrada principal da praia). Para quem não abre mão de conhecer a gastronomia local, na mesma avenida é possível encontrar restaurantes especializados em frutos do mar, mas nesse caso, a verba tem que ser bem mais caprichada, já que deliciar as delícias a poucos metros do mar tem o seu preço.
Sobre o autor:
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…