Nós já abordamos aqui no E-Dublin os melhores destinos para se esquiar na Europa. Mas se você nunca encarou esse esporte e morre de vontade de se aventurar em uma montanha gelada, vale ficar atento aos cuidados que essa prática esportiva exige. Afinal, são recorrentes as notícias de acidentes em estações de esqui. Mesmo assim, tomando algumas medidas de segurança é possível se divertir muito praticando esse esporte na neve.
Ninguém precisa de uma preparação física especial para esquiar. Porém, como o esporte exige bastante dos membros inferiores, algumas semanas antes da sua viagem é uma boa ideia praticar exercícios que fortaleçam pernas e glúteos, além de uma dose de aeróbicos para aumentar o condicionamento.
Para os esquiadores de primeira viagem, não é boa ideia chegar a uma estação de esqui e já se arriscar montanha abaixo, mesmo que esteja acompanhado de familiares e amigos mais experientes.
Primeiramente, é essencial fazer aulas com instrutores qualificados, pois somente um profissional conseguirá lhe ensinar a técnica e os movimentos adequados, o que evitará lesões e acidentes indesejados. Quem tenta aprender por conta própria acaba adquirindo vícios difíceis de corrigir.
Outro fator que deve ser levado em consideração é a altitude das montanhas. Especialistas recomendam que se reserve pelo menos o primeiro dia para adaptar o corpo ao ar rarefeito, portanto, no início é fundamental pegar leve.
Nas estações de esqui as pistas são divididas por níveis de dificuldade. Existe um padrão universal de cores para indicar esses níveis, sendo: verde para iniciante, azul para intermediário e vermelho para avançado. A cor preta indica pistas voltadas exclusivamente para especialistas.
Esquiar na pista incorreta é uma das principais causas de acidentes nas estações de esqui. Geralmente os acidentes são associados também à falta do uso de equipamentos de segurança adequados.
Esquiar sozinho é algo não recomendado. Além disso, ignorar as indicações de risco de avalanche ou de pista muito gelada, o que poderá fazer com que você perca o controle da velocidade, são potenciais riscos para um acidente.
Também jamais desrespeite as sinalizações, se uma placa sinaliza que a velocidade deve ser reduzida, por exemplo, faça-o imediatamente.
Não precisa se preocupar em gastar fortunas comprando roupas e equipamentos, já que as estações de esqui têm tudo para alugar. Todavia, leve na sua mala roupas adequadas para manter o corpo aquecido por baixo dos agasalhos impermeáveis, como, por exemplo, blusas e calças térmicas, além de cachecol, gorro, luvas e suéteres.
Não é pelo fato de você estar no meio da neve que não poderá ter uma queimadura solar. Protetor solar é essencial. Além disso, inclua na sua mala protetores labiais e hidratantes, já que por causa do frio sua pele poderá ficar muito seca e até rachar.
Hidratação é fundamental, portanto, beba sempre muita água. Na hora de se alimentar, fuja das comidas pesadas e gordurosas, optando por frutas e outros alimentos energéticos.
Esquiar envolve muitos tombos e disposição, por isso, não se esqueça de levar analgésicos e pomadas para dor muscular.
Se você é um iniciante no esporte, para que se aventurar em pistas inclinadas? A única coisa que isso vai lhe proporcionar é um enorme risco de acidentes. Esquiar pode ser algo maravilhoso, desde que você respeite seus limites, a natureza e tenha cautela suficiente para não colocar a sua vida em risco.
Preparado? Então aproveite o inverno europeu e divirta-se!
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…