Foto: Mikhail Leonov | Dreamstime
Sempre que visitamos um país estrangeiro, é importante estarmos inteirados sobre algumas regras de comportamentos e diferenças culturais antes mesmo de embarcarmos na viagem, para evitar possíveis constrangimentos.
Isso deve ser levado bem a sério quando se trata da Rússia, já que a sede da próxima Copa do Mundo é um país supersticioso, rico em crenças populares, tradições e costumes regionais que fazem parte da rotina de seus cidadãos.
Rússia é um país supersticioso e cheio de tradições. Foto: Mikhail Leonov | Dreamstime
É claro que os russos acabam tolerando muitos deslizes dos turistas, mas mesmo assim, é importante mostrar algum conhecimento da cultura e tradições locais ao visitar o país. É justamente por isso que hoje vamos destacar aqui algumas dicas para a sua estadia em território russo ser um sucesso.
Os russos têm o costume de apertar as mãos sempre que chegam e também na despedida. Portanto, se você estiver vestindo luvas, sempre as tire antes do aperto de mão, já que o contato é fundamental para estabelecimento de confiança.
Outro detalhe importante é que se você visitar a casa de um russo, entre primeiro e depois aperte as mãos, jamais faça isso na porta, já que segundo a tradição russa isso é sinal de má sorte. Na saída, sempre se despeça de todas as pessoas presentes, já que sair de um lugar sem se despedir é visto como falta de educação.
Calçados ficam do lado de fora nas casas russas. Foto: Vera Volkova | Dreamstime
Esse é outro detalhe levado muito a sério pelos russos. Jamais entre em uma casa calçando os seus sapatos, retire-os e deixe no hall de entrada ou antessala. Como as ruas e meios de transporte do país são bem sujos, os russos não querem trazer esta sujeira para dentro de suas casas. Em muitos casos, os anfitriões disponibilizam pantufas ou chinelos para seus visitantes.
Outro detalhe importante é que em hipótese alguma exponha as solas dos sapatos ou do seu pé. Por ser considerada a parte mais suja do nosso corpo pela cultura russa, isso é muito malvisto por eles.
Como dinheiro é sujo, ao manuseá-lo, não o dê na mão de alguém. Segundo a superstição russa, colocar dinheiro na mão de alguém vai fazer com que essa pessoa fique mais pobre. Logo, coloque o dinheiro na mesa, na bancada, na cadeira, em qualquer lugar, e avise.
Críticas a Vladimir Putin podem não ser muito bem vistas na Rússia. Foto: Vasilis Ververidis | Dreamstime
Esse pode ser um tema complicado em muitas culturas, principalmente quando se trata da Rússia. Os russos são muito patriotas, portanto, temas políticos e principalmente a nossa visão crítica ao governo do presidente Vladimir Putin deve evitar ser compartilhada, pois nunca se sabe a posição da pessoa com quem iremos conversar.
Na Rússia, garrafas vazias não devem ficar na mesa e sim no chão. Segundo a tradição local, garrafas vazias na mesa podem te trazer problemas financeiros, má sorte e até fazer com que a vodca desapareça. Portanto, assim que você terminar a sua bebida, seja ela alcoólica ou simplesmente um refrigerante, coloque a garrafa no chão.
Sabe quando você come algo absolutamente delicioso e acaba dando uma lambida na faca? Pois é, jamais faça isso na Rússia, pois é visto como um ato de selvageria.
Outra regra de etiqueta é nunca visitar alguém de mãos vazias. Sempre leve algo para o seu anfitrião. Também nunca assobie dentro de qualquer lugar, seja uma casa, hostel, shopping center, etc. A superstição diz que fazer isso afasta o dinheiro de quem assobia e do anfitrião, portanto, melhor não correr o risco, não?
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…