A crise não é brincadeira e quem mora na pátria verde e amarela sabe muito bem que os bolsos foram atingidos em cheio. Pois bem, mesmo assim, após muito esforço e dedicação você consegue se planejar e embarcar para a sua tão sonhada viagem para “azeuropa!”, como diria sua amada vó…
Passagens compradas, hospedagem reservada e agora é subir no avião e #partiuEuropa! Bom, mais ou menos, meu amigo. Tendo em vista que a nossa empolgação, às vezes, faz com que esqueçamos de pequenos detalhes que fazem TODA a diferença no dia a dia do viajante, listamos os cinco principais itens para garantir que sua viagem seja bem mais tranquila.
Pode parecer perda de tempo, mas digo por experiência própria, nada pior do que precisar se conectar e não conseguir durante uma viagem. Você precisa avisar que chegou bem, quer ver se o seu cachorro está ok, enfim, e não consegue, porque esqueceu de verificar se o seu celular está desbloqueado ou se possui restrições de uso para viagens ao exterior. A dica aqui é dar uma boa “fuçada” com sua operadora do Brasil e, caso veja que não te ajudam muito, verificar se o seu celular é desbloqueado e, assim que aterrizar, comprar um chip local com internet e passar a utilizá-lo. Na maioria dos aeroportos você verá guichês com as principais empresas de telefonia do país e suas promoções para 15, 30 ou tantos dias. Tem receio de ser enaganado? Simples, olhe nos sites das empresas antes de embarcar e escolha a opção que mais atende suas necessidades.
Dica de viajante: muitas vezes esses chips são oferecidos gratuitamente nos aeroportos, sendo necessário só carregá-los. Em outras, como é o explemplo da Lyca Mobile, basta solicitar por e-mail for free.
“What the hell!” Quem, na correria para embarcar, lembrará de verificar qual tomada é utilizada naquele país, se possui ou não o plug adequado e qual a voltagem padrão? Pois bem, verifique, pois isso já gerou dor de cabeça em milhares e milhares de viajantes ao redor do globo, mesmo os que passarão apenas alguns dias de férias. Ah, você pesquisou, mas ainda tem dúvidas? Leve com você um plug universal e somente aparelhos bivolt.
Quando associamos documentos e viagem, se prevenir NUNCA é demais. Acredite, o simples fato de deixar uma cópia de seus documentos com algum familiar ou amigo, assim como sempre deixar o roteiro da sua viagem, pode eliminar muita preocupação por parte deles e te ajudar, caso você perca seus documentos ou seja roubado. Afinal, quem lembra de cabeça o número do CPF, RG, TÍTULO DE ELEITOR, PASSAPORTE, etc. Se for roubado ou perdê-los, precisará dessas informações para falar no consulado. Ah, não quer deixar cópia de documentos com a família? Simples, tire uma foto de todos e salve em algum dispositivo que você possa acessar facilmente.
Se sua viagem é um intercâmbio com mais de 6 meses fora do Brasil, fique atento e verifique quais assinaturas você deverá cancelar. Isso vale para banco, jornal, revista, NetFlix (NÃO NÃO! Jamais cancele Netflix, ainda mais se for fazer intercâmbio!), etc.
Parece bobagem, mas pouca gente tem a preocupação de anotar os contatos de emergência do país, caso algo aconteça algo durante a sua viagem no exterior. Embaixadas, consulados, aeroportos, polícia e até do seu banco. Essas informações podem ajudar muito na hora de um aperto. Ser prevenido nunca é demais quando estamos viajando para outro país.
E você? Já passou por alguma situação e se arrependeu de não ter tomado algum desses ou outros cuidados antes da viagem? Conte-nos nos comentários.
Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…