A partir do momento que saímos do Brasil, o documento mais importante que temos em mãos é o nosso passaporte. Por este motivo, assim como com todos os documentos que levamos, devemos ter cuidado redobrado. Afinal, um estrangeiro, será sempre um estrangeiro.
Ou seja, se passar por qualquer situação onde tais documentos sejam solicitados/exigidos e você não os tiver, a dor de cabeça pode ser grande e acabar com o clima da sua viagem. Por isso, listamos aqui cinco cuidados essenciais com todos os documentos quando se está viajando para o exterior.
Previna-se! Tire uma cópia das principais páginas do seu passaporte, incluindo a página do visto. Faça isso com todos os documentos que tiver em mãos: RG, CPF, CNH, etc.
Além das cópias, tenha em seu e-mail ou algum dispositivo de viagem uma foto de todos os documentos. Afinal, podemos perder as cópias também, certo? Igualmente importante é encaminhar por e-mail, antes da viagem, uma cópia dos documentos, passagens e roteiro da viagem para algum familiar, amigo e para você mesmo! Uma medida simples e que em uma emergência fará toda a diferença.
Não deixe para depois! Registre a queixa de roubo na polícia da imigração do país onde você estiver, guarde muito bem o boletim de ocorrência com você (tire cópia e foto como indicamos acima) e procure a embaixada ou consulado para retirar a “autorização de retorno” e garantir a sua volta ao Brasil de forma tranquila. A lista de todas embaixadas e consulados brasileiros no mundo estão disponíveis no site do Itamaraty.
Verifique se a acomodação que você reservou possui cofre. Se SIM, assim que chegar abra o cofre e deixe lá o seu passaporte e não deixe de carregar uma cópia com você. Se NÃO tiver cofre, guarde sempre o documento em um lugar seguro e sempre com você. Afinal, dizem que o nosso passaporte é um dos mais desejados do mundo. Vai saber :)!
Pesquise antes de chegar ao seu destino. Na maioria dos países, quando precisar apresentar um documento com foto – ao realizar uma compra com cartão de crédito, por exemplo – são aceitos a CNH ou RG brasileiro. Assim é possível deixar seu passaporte bem guardadinho em casa ou no hotel, como citamos no item 4. Basta dar uma ollhada nos sites da Embaixada ou Consulado do destino.
E você? Possui alguma dica nova para não passarmos por apuros durante nossa viagem ao exterior? Por favor, nos conte nos comentários!
Revisado por Tarcisio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…