Estar na Europa é sinônimo de viajar. Não tem jeito! As famosas passagens low cost entre um país e outro são os principais atrativos dos apaixonados por viagens. Mas como tudo tem seu lado “não tão bom”, além dos aviões não serem muito confortáveis e o serviço de bordo ser praticamente nulo, tem a questão das limitações com as bagagens que, vira e mexe, sempre dá uma dorzinha de cabeça.
O importante é ter em mente que viajar por companhias aéreas de baixo custo significa, também, saber como fazer sua mala. Existem algumas regras de bagagem que podem variar de empresa para empresa – e elas são bem inspecionadas, viu!? Para te ajudar, selecionamos algumas dicas para que você se prepare com antecedência e curta sua viagem da melhor forma possível.
1. Coloque todos os recipientes de líquidos num saco plástico fechado (tipo zip lock) e não esqueça que ele deve ser transparente. Cada volume não pode exceder 100 ml e a capacidade máxima não pode ultrapassar 1 litro por passageiro. A bolsa de plástico com os líquidos deve estar fora da mala na hora de passar pelo scanner do aeroporto e poderá ser inspecionada no processo do controle de segurança.
2. Escolha bem seu local de acomodação. Opções que oferecem toalhas e lençóis no pacote podem diminuir, e muito, o espaço de sua bagagem.
1. Entenda: Viagem low cost e malas pesadas não combinam, pois cada kg acima do limite poderá custar o mesmo, ou até mais, que o valor pago pela passagem. Para evitar os excessos, separe em cima da cama o que você “acha que vai levar” e repense cada uma das peças. Veja quais combinações poderão ser feitas e quais roupas poderão ser usadas mais de uma vezes. Com certeza, você verá que algumas delas não serão tão úteis e que, provavelmente, só ocupariam espaço.
2. Para usar menos espaço na mala, se você for mulher, tente optar por usar mais meias calças ao invés de calças jeans, liberando, assim, mais espaço para levar ou até trazer mais itens na volta.
3. Lembre-se de não encher demais malas ou mochilas para que suas dimensões não aumentem a ponto de não caberem no medidor. Se sua bagagem passar das medidas aceitas pela companhia aérea, você pagará uma multa. É bem verdade que desde o ano passado a nossa estimada Ryanair adotou uma política mais friendly, liberando, também, uma bolsa de mão, mas assim como a mala, ela também possui dimensões específicas. Sendo assim, a dica é: não se empolgue demais!
4. Leve cabos soltos em caixas de óculos. Isso diminui os espaços e você ainda organiza os benditos fios, que sempre perdemos em algum lugar.
5. Se tiver que levar paletó, dobre-o do avesso para mantê-lo limpo e sem amassar.
6. Use todos os espaços e cantos. Coloque as meias dentro de seus sapatos, vestidos nos cantinhos. Sua bagagem pode até não ficar tão bem organizada, mas você definitivamente terá tudo que irá precisar.
7. Use sacos de compressão. Na Irlanda eles são chamados de Vac Bags e são encontrados facilmente em lojas de artigos para casa, Tesco ou Dunnes. Coloque as roupas nesses sacos, feche-os, e depois os aperte para remover todo o ar. Você verá a mágica que acontecerá na organização da sua mala. Mas lembre-se que você estará diminuindo apenas o espaço na mala e não o peso das peças!
Agora é seguir as dicas, arrumar as malas e partir para o mundo!
Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Com a aproximação das Eleições Gerais de 2024, uma organização dedicada ao bem-estar animal lançou…
Quem já está há um tempinho vivendo na Irlanda, pode ter percebido que por aqui…
Você conhece os cães de raça da Irlanda? Sim, algumas raças de cachorros têm suas…
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…