Se você nem se atentou à data ou anda confuso com esses corações vermelhos espalhados por todos os cantos, é porque ainda não descobriu que o Dia dos Namorados na Irlanda é celebrado em 14 de fevereiro, não é mesmo?
Na verdade, nessa data, tanto irlandeses quanto todos os europeus e cidadãos de outros países comemoram o Valentine’s Day — ou dia de São Valentim.
Ou seja, diferentemente do Brasil, quando o 12 de junho é o Dia dos Namorados, na Irlanda, a data vem de outra cultura e, inclusive, tem um significado mais amplo.
Se um amigo ou amiga na Irlanda te desejar “Happy Valentine’s Day”, não estranhe. Ao contrário do Brasil, em que apenas os casais celebram a data romântica, na Ilha, todo mundo entra no clima das demonstrações de carinho: casais, amigos e, principalmente, as crianças, pois o que se celebra neste dia é, na verdade, o amor.
Por isso, se você é solteiro, não se preocupe, o dia 14 de fevereiro também é o seu dia!
Vamos falar mais sobre o Valentine’s Day?
Acredita-se que tudo isso começou por conta de um padre romano chamado Valentinus (Valentim, em português), que viveu por volta dos anos de 270 d.C e que, durante perseguições do império, unia casais às escondidas, legitimando seus matrimônios segundo os preceitos do Catolicismo. Que bonitinho!
Porém, essa não é a única versão. Acredita-se, também, que ‘Valentino’ ajudava os cristãos a fugir de prisões romanas e que, certo dia, um dos prisioneiros se apaixonou pela filha do carcereiro, deixando a ela um bilhete assinando com: ‘De seu Valentino’.
Outra possibilidade aponta ter sido uma decisão da Igreja Católica criar do Valentine’s Day, a fim de ‘cristianizar’ a festa pagã de Lupercália, um festival que acontecia em meados de fevereiro dedicado ao fauno da fertilidade, ao deus romano da agricultura e aos fundadores de Roma, Rômulo e Remo – com rituais bem estranhos, por sinal.
Mas fevereiro também era o mês dedicado à celebração do casamento de Zeus e Hera, no calendário Ateniense, além de ser o período do acasalamento dos pássaros.
Todos esses indícios explicam o porquê dos ares românticos nessa data, tornando-se tradição a troca de cartões, presentes e a demonstração de afetividade.
Leia também: 5 dicas para você comemorar o Dia dos Namorados em Dublin
Assim como no Brasil, o Dia dos Namorados na Irlanda é celebrado com muito amor por todos os cantos. As lojas oferecem promoções especiais, floriculturas têm arranjos de flores aos montes e os restaurantes e pubs, principalmente, se preparam para a data.
Mas saiba que existem muitas coisas para se fazer de graça na Irlanda com o seu amorzinho. O edublin, inclusive, preparou um roteiro especial (e completamente gratuito) para os “enamorados” passarem o dia 14, o Valentine’s Day.
Entre as atrações, estão a Love Lane (Rua do Amor), a Ha’penny Bridge, além de parques, castelos e jardins secretos.
Claro que, em tempos de pandemia, vale lembrar que é preciso respeitar as regras impostas pelo governo irlandês.
Ah, e se você ainda não está na Irlanda, não se preocupe. Nós podemos ajudar você a realizar esse sonho.
Acesse o Orçamento Fácil do edublin e tenha as melhores cotações de intercâmbio no seu e-mail.
Quem sabe o próximo Valentine’s Day você celebra na Ilha?
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…