O Valentine’s Day, celebrado em 14 de fevereiro, é uma das datas mais esperadas por casais e apaixonados ao redor do mundo. Mas você sabia que essa data vai muito além do romance entre casais?
Diferente do Brasil, onde o Dia dos Namorados ocorre em 12 de junho e é focado principalmente nos casais, o Valentine’s Day é uma data que celebra o amor em suas mais diversas formas.
Seja entre namorados, amigos, familiares ou até mesmo consigo mesmo, o importante é aproveitar a ocasião para demonstrar carinho e gratidão por aqueles que fazem parte da sua vida.
Vamos falar mais sobre o Valentine’s Day?
O Dia dos Namorados na Irlanda é celebrado em 14 de fevereiro, conhecido como Valentine’s Day. Foto: Paweł Czerwiński/Unsplash
A história do Valentine’s Day remonta à Roma Antiga e está ligada a um padre chamado Valentinus, que viveu por volta de 270 d.C.
Durante um período de perseguições, ele realizava casamentos cristãos em segredo, desafiando as ordens do imperador Cláudio II. Diz a lenda que, antes de ser executado, Valentinus teria deixado uma carta para a filha do carcereiro, assinando como “De seu Valentino” — o que teria dado origem à tradição dos bilhetes românticos trocados na data.
Há também a teoria de que a Igreja estabeleceu o Valentine’s Day para substituir a Lupercália, uma festa pagã que ocorria em fevereiro e celebrava a fertilidade e a agricultura.
Além da tentativa de cristianização da Lupercália, fevereiro também era o mês do casamento de Zeus e Hera no antigo calendário ateniense e do período de acasalamento dos pássaros, o que reforçava o simbolismo do amor e da união.
Ao longo dos séculos, a data foi se popularizando e, no século XIX, os famosos cartões de Valentine’s Day se tornaram uma tradição, impulsionada pela revolução industrial e pela produção em massa de cartões comemorativos.
São Valentin, protagonista do Valentine’s Day, padroeiro do amor. Foto: Envato
Embora seja uma data tradicionalmente associada ao amor romântico, em muitos países o Valentine’s Day vai além dos casais e se torna uma celebração mais ampla do amor e da amizade.
Leia também: 5 dicas para você comemorar o Dia dos Namorados em Dublin
Assim como no Brasil, o Dia dos Namorados na Irlanda é celebrado com muito amor por todos os cantos. As lojas oferecem promoções especiais, floriculturas têm arranjos de flores aos montes e os restaurantes e pubs, principalmente, se preparam para a data.
Mas saiba que existem muitas coisas para se fazer de graça na Irlanda com o seu amorzinho. O edublin, inclusive, preparou um roteiro especial (e completamente gratuito) para os “enamorados” passarem o dia 14, o Valentine’s Day.
Entre as atrações, estão a Love Lane (Rua do Amor), a Ha’penny Bridge, além de parques, castelos e jardins secretos.
Claro que, em tempos de pandemia, vale lembrar que é preciso respeitar as regras impostas pelo governo irlandês.
Compare aqui os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.
Ah, e se você ainda não está na Irlanda, não se preocupe. Nós podemos ajudar você a realizar esse sonho.
Acesse o Orçamento Fácil do edublin e tenha as melhores cotações de intercâmbio no seu e-mail.
Quem sabe o próximo Valentine’s Day você celebra na Ilha?
Estudo revela que imigrantes têm maior taxa de emprego que irlandeses nativos, mas enfrentam mais…
Com a chegada da primavera e o início da temporada de nidificação das gaivotas, autoridades…
O "horário de verão" na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de…
A Ryanair anunciou nesta segunda-feira (24) o lançamento do Ryanair Prime, um serviço de assinatura…
Não é novidade que a Ilha Esmeralda é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros…
A partir de 30 de junho de 2025, estudantes internacionais que planejam realizar intercâmbio na…