Provavelmente, você já pensou em trabalhar na Irlanda na sua área de atuação, certo? Ou, então, estudar mestrado ou doutorado. Para isso, não basta apenas ter um diploma universitário do Brasil em mãos, é preciso validar o diploma na Irlanda para valer como prova de bacharelado, licenciatura ou outros tipos de formação.
O ponto positivo é que, caso o empregador solicite sua certificação, o processo de validação do diploma brasileiro na Ilha pode ser bem simples. Basta seguir um passo a passo e pronto!
Vamos lá?
O primeiro passo para validar o diploma na Irlanda é acessar o site QQI (Quality and Qualifications Ireland). Lá, você vai encontrar a lista com todas as qualificações e tipos de diplomas reconhecidos pela Irlanda. Eles são ranqueados em níveis (levels), dependendo da formação.
Portanto, basta verificar se a sua qualificação corresponde a alguma mencionada no site. Por exemplo: título de bacharelado, licenciatura etc. Após encontrar a sua qualificação, o próximo passo é fazer o download da declaração de compatibilidade e imprimir.
Encontre aqui os pdfs de compatibilidade de bacharelado e licenciatura do Brasil. Outros podem ser visto em uma lista de compatibilidade com documentos. Basta clicar em Brazil na aba “country”.
O reconhecimento é feito pelo NARIC (National Academic Recognition Information Center), centro nacional de reconhecimento acadêmico da Irlanda. Para se ter uma ideia, um diploma de bacharelado é considerado Level 8 na Irlanda, já o mestrado é Level 9, tecnólogo é Level 6, e assim por diante. Existe um guia prático criado pelo NARIC (em português de Portugal) que auxilia na navegação pelo site.
O próximo passo é fazer a a tradução juramentada do seu diploma e histórico escolar. Junte a declaração e a tradução e pronto, seu diploma está validado na Irlanda.
Dica importante: sempre tenha os dois documentos em mãos mesmo antes da aplicação para uma vaga na universidade ou para um emprego. Caso a validação do diploma seja solicitada por alguma empresa ou instituição de ensino, você já terá tudo pronto. Geralmente, a tradução juramentada leva alguns dias para ficar pronta. Também tenha o seu diploma original com você para apresentá-lo se houver necessidade.
Quer saber qual a melhor empresa de tradução juramentada do mercado? Vamos recomendar uma que tem alguns dos melhores rankings do mercado, a Yellowling.
Leia também: Como fazer uma ‘cover letter’: dicas e passo a passo
Bom, no caso de sua qualificação no Brasil não estar na lista do QQI, as coisas ficam um pouquinho mais burocráticas na hora de validar o diploma na Irlanda.
Para isso, você vai precisar ter os seguintes documentos em mãos:
Em seguida, é necessário preencher o formulário disponível no site do QQI. Ele deve ser enviado juntamente aos documentos mencionados acima. Há um espaço disponível para o upload dos arquivos.
O prazo estimado para análise dos documentos é de 12 semanas, e o contato é realizado por e-mail, informando se o seu diploma foi ou não reconhecido.
Leia também: ‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu
Algumas carreiras, como contabilidade, odontologia, arquitetura, medicina, licenciatura, farmácia, entre outras, são regulamentadas na Irlanda.
Assim, se você pretende atuar em uma delas no país, além de validar o seu diploma na Irlanda, será necessário inscrever-se no órgão específico que regulamenta a profissão no país.
Nesse caso, vale consultar a lista completa das profissões regulamentadas e verificar quais os respectivos órgãos responsáveis. Assim, você pode contatá-los diretamente para se inteirar sobre o procedimento de registro.
Leia também: Cresce número de brasileiros com visto de trabalho na Irlanda
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…