Você está planejando uma viagem para os Estados Unidos e chegou a hora de solicitar o tão temido visto? Bom, uma coisa é importante saber: o valor do visto americano pode variar de acordo com o visto que será solicitado, sendo o mínimo 160 dólares até o mais caro, custando 240 dólares a taxa consular. Porém, ainda existem outros gastos.
Para ajudar com essa etapa, abaixo você pode conferir todos os tipos de vistos que existem atualmente e, ainda, descobrir quais são os principais passos para conseguir a permissão para entrar legalmente nos EUA.
Agora, antes de saber o valor do visto americano, conheça as principais categorias que são solicitadas por brasileiros e estrangeiros de diferentes nacionalidades!
O visto B1 é para pessoas que precisam ir para os Estados Unidos por motivos profissionais, por exemplo, passar um período em uma filial da empresa na qual trabalha no Brasil ou, até mesmo, para ministrar aulas ou palestras. O valor da taxa consular é de 160 dólares.
Quem visita o país com esse visto não pode receber pagamentos por seus serviços nem colocar em risco o emprego de um cidadão americano.
O visto B2, considerado o mais comum de todos, é para quem deseja ir aos EUA a turismo e para pessoas que precisam embarcar em busca de um tratamento médico especializado.
Quem consegue esse visto tem o direito de estudar, mas apenas em cursos com carga horária reduzida. A duração de ambos os vistos é de 10 anos, na maioria dos casos.
O visto J1 é para quem quer realizar um intercâmbio nos Estados Unidos e estudar em uma instituição americana. O valor da taxa consular é de 160 dólares.
Incluem-se nessa categoria: graduandos em medicina que buscam especialização; estudantes de pós-graduação; acadêmicos convidados para lecionar temporariamente em universidades e profissionais de estágios.
Diferentemente do visto J1, o visto F1 é destinado aos estudantes aceitos em alguma instituição americana aprovada pelo Serviço de Imigração e que tenham a permissão para processar o formulário I-20 (formulário utilizado pelas instituições americanas que determina se a pessoa está apta ou não para estudar no país). O valor da taxa consular é de 160 dólares.
Nesses casos, é preciso comprovar vínculos no país de origem e provar que tem condições financeiras para se manter nos EUA sem precisar de um emprego.
O visto C1 é considerado um visto de trânsito, ou seja, é preciso realizar a solicitação desse tipo de visto quando você vai viajar e seu voo vai fazer uma escala nos Estados Unidos. O valor da taxa consular é de 160 dólares.
O visto K1 é para pessoas que vão se casar com um cidadão americano e desejam morar no país com o parceiro ou parceira. O valor da taxa consular é de 240 dólares.
O visto R é destinado a pessoas que fazem parte de uma determinada organização religiosa. O valor da taxa consular e outras taxas é de 190 dólares.
O visto H1 é para profissionais contratados por uma empresa americana para um trabalho temporário no país. O valor da taxa consular é de 190 dólares.
O visto L1 é para pessoas que trabalham em empresas multinacionais e que são transferidas para os Estados Unidos. Para trabalhar e morar legalmente no país, é fundamental solicitar esse visto. O valor da taxa consular é de 190 dólares.
Esse é um visto bastante específico, indicado para quem deseja investir e morar nos Estados Unidos. O valor da taxa consular é de 205 dólares.
Deu para ver que a lista de vistos americanos é bem extensa, né? Bom, agora chegou a hora de você conferir de forma resumida qual é o valor para tirar o visto americano.
Como dissemos, o custo mínimo é de 160 dólares até 240 dólares, o mais caro. Esses são os preços da taxa consular (MRV).
Vamos dividir os vistos abaixo por valores cobrados:
Atenção
A taxa consular não é o único gasto na hora de tirar o visto americano. Dependendo do tipo de visto, é preciso pagar uma outra taxa chamada SEVIS (Student and Exchange Visitor).
Essa taxa deve ser paga em caso de o visto ser autorizado para requerentes das categorias F, M, J e J-Especial.
Os valores são:
Outras taxas também são aplicadas para categorias de trabalho e estágio. Para entender sobre esses valores, consulte o site da Embaixada dos EUA no Brasil.
Procure saber outros gastos, como a viagem para fazer a entrevista, que pode acontecer nas embaixadas de Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
Vale lembrar, ainda, de gastos com seguro-viagem/saúde.
Leia também: Cidadão europeu precisa de visto americano?
Agora que você já tem uma ideia do valor do visto americano, veja, abaixo, um rápido passo a passo de como é possível fazer a solicitação.
Preencher o formulário DS 160 é o primeiro passo para solicitar um visto americano. Dica: preencha com bastante atenção as informações e garanta que todas estejam atualizadas. O formulário é todo em inglês, mas o site oferece um botão para traduzir para o português, ou seja, não tem erro.
Além disso, existe a possibilidade de você preencher e salvar as informações, o que é excelente, pois, caso aconteça algum problema na página, você não perde tudo o que registrou.
Pagar a taxa do visto americano!
Após preencher o formulário, logo em seguida, você será direcionado para uma página onde será emitido um boleto para o pagamento da taxa da entrevista, que pode ser feito via cartão de crédito no próprio site ou por boleto bancário.
Com o pagamento feito e confirmado, aí sim você poderá agendar a sua ida ao CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto), que é um centro contratado pelo governo americano para coletar dados biométricos de solicitantes de visto antes do comparecimento ao consulado.
No momento do agendamento da entrevista, certifique-se de que tem todos os documentos necessários em mãos.
A sua primeira ida ao CASV será somente para recolhimento de digitais e para tirar foto. Leve com você: confirmação do agendamento, comprovante de pagamento da taxa e o passaporte válido.
A quarta etapa é a famosa entrevista no consulado americano no Brasil! Depois da visita ao CASV, você deverá comparecer ao consulado na data e hora marcadas.
Não se esqueça de levar o passaporte e as páginas de confirmação com o código de barra do formulário DS 160.
Dependendo do tipo de visto solicitado, ainda podem ser exigidos alguns documentos, por exemplo:
A entrevista costuma ser rápida e a aprovação ou não do visto americano é feita na mesma hora.
Se o visto for aprovado no dia da entrevista, aí você pode respirar aliviado e apenas aguardar o recebimento do seu passaporte, que fica retido no consulado por um período. Mas lembre-se: o passaporte é enviado para o local preenchido no formulário.
Informação relevante: atualmente, existem cinco CASV espalhados pelo Brasil. Veja, abaixo, em quais cidades estão localizados:
Agora que você já sabe o valor do visto americano, é só seguir o passo a passo e solicitar a permissão para entrar nos Estados Unidos legalmente!
Boa sorte!
O valor do visto americano pode variar de acordo com o visto a ser solicitado, sendo o mínimo 160 dólares até o mais caro, custando 240 dólares.
O valor mais barato do visto americano é 160 dólares, para emisão dos seguintes vistos:
B1 – negócios
B2 – turismo
C – de trânsito
D – tripulantes
F – estudante acadêmico
J – intercâmbio
I – representantes de meios de comunicação
M – estudante vocacional
O custo de 240 dólares vale para emissão do visto K (visto de noivo/noiva de cidadãos norte-americanos).
O valor do visto de investidor nos EUA é de 205 dólares.
O valor de 190 dólares do visto americano dá direito à emissão dos seguintes vistos:
H – para trainees e trabalhos temporários
L – para transferências de uma mesma empresa
O – para cidadãos estrangeiros com habilidades específicas
P – para atletas, artistas e outros profissionais do entretenimento
Q – para programas internacionais de intercâmbio cultural
R – para profissionais religiosos
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…