OMS emite alerta sobre a disseminação global de mpox; Irlanda registrou cinco casos em 2024
3 meses atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu um novo alerta sobre a disseminação contínua da mpox, infecção viral anteriormente conhecida como varíola dos macacos.
Apenas em junho deste ano, 934 novos casos foram confirmados em laboratório, incluindo cinco casos registrados na Irlanda, conforme relatado pelo Health Service Executive (HSE), serviço público de saúde irlandês.
A OMS enfatiza que o número real de casos pode ser ainda maior, devido à queda na taxa de países que reportam seus dados à organização.
Além disso, uma nova variante foi rotulada como “a mais perigosa até agora” por um cientista foi registrada, a “Clado 1”.
Foram mais de 13.700 casos de mpox na República Democrática do Congo, com pelo menos 450 mortes. Desde então, a doença foi detectada em outros países africanos, com a Suécia sendo o primeiro país europeu a identificar a nova variação.
Mpox na Irlanda
Apesar das preocupações globais, o HSE confirmou que não houve aumento nos casos de mpox na Irlanda, e, mais importante, nenhum caso da variante “Clado 1” foi detectado na Irlanda.
No entanto, o surgimento dessa nova cepa na África levou o HSE a reconsiderar sua abordagem, incluindo a possível reintrodução de um programa de vacinação que foi suspenso em dezembro passado.
A faixa etária dos infectados na Irlanda varia, com dois casos na faixa de 30 a 34 anos e um caso em cada uma das faixas de 40-44, 50-59 e acima de 60 anos.
Embora não haja um medicamento específico para curar a mpox, a detecção precoce e o tratamento dos sintomas são essenciais para reduzir a gravidade da doença e impedir sua propagação.
Como a varíola do macaco se espalha e quais são os sintomas
Os sintomas da varíola do macaco são parecidos com os de uma gripe, porém com o adicional da erupção cutânea.
A erupção começa com manchas vermelhas que rapidamente se transformam em pequenas bolhas. Geralmente, desenvolvem-se dentro de 1 a 3 dias após o início da febre ou outros sintomas. Outras pessoas podem ter apenas uma erupção cutânea.
A erupção passa por diferentes estágios antes de finalmente formar crostas que depois caem.
Sintomas da varíola do macaco
- erupção cutânea (com coceira)
- febre acima dos 38 graus
- dor de cabeça
- dores musculares
- dor lombar
- gânglios linfáticos inchados
- arrepios
- exaustão
A varíola do macaco se espalha através de contato próximo, incluindo contato com a erupção cutânea de alguém com monkeypox.
As pessoas que interagem de perto com alguém que é infeccioso correm maior risco de infecção: isso inclui membros da família, parceiros sexuais e profissionais de saúde. O risco de propagação dentro da comunidade em geral é muito baixo.
Tratamento da varíola do macaco
A infecção por varíola geralmente é uma doença autolimitada e a maioria das pessoas se recupera em semanas, embora uma variação mais grave possa ocorrer em pessoas com sistema imunológico muito fraco, mulheres grávidas e bebês muito pequenos.
Não há remédio que cure a varíola dos macacos. Por isso, o tratamento é principalmente de suporte para aliviar os sintomas.
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Veja também
Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Notícias
Transporte público na Irlanda: as principais tarifas de ônibus, trens, bondes e outros
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem...
4 dias atrás
-
Clima
Previsão do tempo na Irlanda: país deve enfrentar condições severas de neve e gelo em diversas regiões
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de...
4 dias atrás