Papa Francisco desembarca em Dublin dia 25 de agosto para o Encontro Mundial das Famílias, que acontece entre os dias 21 e 26. Ele participa dos dois últimos dias de evento, no Croke Park, realizando ainda uma missa campal no Phoenix Park. Além disso, terá encontros com o presidente da Irlanda, autoridades e viaja ainda para Knock, no condado de Mayo. Veja itinerário completo no final do texto.
A expectativa é que milhares de pessoas integrem as atividades. A Irlanda é um país considerado extremamente católico, com maioria da população seguidora do Cristianismo. A última vinda de um papa para a Irlanda, porém, foi em 1979, com a visita de João Paulo II.
A visita do papa terá uma cerimonial especial que deve reunir até 500 mil pessoas. A tradicional missa campal realizada nas visitas do pontífice a diversos países do mundo acontece dia 26 de agosto, no Phoenix Park.
O mesmo local recebeu um milhão de pessoas na vinda de João Paulo II, em 1979. A programação completa ainda não foi divulgada, mas está sendo definida pelo Vaticano e pela Diocese de Dublin.
A vinda do papa na Irlanda vai durar apenas 36 horas. Veja o roteiro completo:
10:30 – Chegada da comitiva papal ao aeroporto de Dublin
11:15 – Chegada à residência oficial do presidente para a cerimônia de recepção
12:10 – Ida ao Dublin Castle para reunião com autoridades, sociedade civil e diplomatas. Lá, papa fará um discurso para os presentes
15:30 – Visita à Catedral de St. Mary
16:15 – Visita ao centro dos Padres Capuchinhos, Capuchin Day Centre
19:30 – Chegada ao Croke Park Stadium para o encontro de famílias
09:20 – Chegada ao aeroporto em Knock
09:45 – visita ao Santuário Knock e reza do Angelus na praça em frente à capela
11:50 – Volta a Dublin
14:30 – Chegada ao Phoenix Park para a Santa Missa
18:30 – Chegada ao Aeroporto Internacional de Dublin para volta ao Vaticano
O jornal Irish Mirror anunciou recentemente que a visita do papa Francisco à Irlanda vai custar cerca de 20 milhões de euros. A informação é do arcebispo de Dublin, Diarmuid Martin. Segundo o jornal, o motivo dos gastos se deve a manter muitas pessoas reunidas com segurança e tecnologia em diversos eventos que serão realizados durante a visita.
A Irlanda é formada majoritariamente por cristãos. O Censo do país constatou que 84,2% dos irlandeses são católicos romanos e 5,9% da população afirma não ter religião. Outra porcentagem pequena, de 2,8%, diz ser fiel à Igreja da Irlanda, uma divisão anglicana do Catolicismo. Saber disso nem é tão difícil, basta andar pelas ruas de Dublin para perceber que realmente o país respira a religião católica. São dezenas de igrejas e referências a santos e a Jesus Cristo.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…