Veganuary? Talvez você já pode ter ouvido essa palavra por aí durante as rodas de conversa na Irlanda, mas o que será que isso significa?
Já publicamos aqui no edublin sobre o Dry January, campanha para as pessoas beberem menos durante o mês de janeiro, à qual os irlandeses aderiram como forma de compensar o excesso de fim de ano.
Mas, agora, descobrimos mais uma ideia brilhante para que o primeiro mês do ano seja ainda mais leve: o Veganuary.
Como o próprio nome diz, a ideia é se tornar vegano durante janeiro.
Eu sei que o mês já começou, mas compartilhar essa ideia pode inspirar você a seguir essa iniciativa, pelo menos até o fim do mês.
Vamos lá?
O Veganuary é uma organização sem fins lucrativos que incentiva as pessoas em todo o mundo a experimentar ser “vegan”.
Segundo o site oficial do movimento, em 2022, 690 mil pessoas entraram na onda vegana durante o mês de janeiro. Além dos cidadãos comuns, centenas de marcas, incluindo restaurantes e supermercados, promoveram a campanha e lançaram mais de 1.500 novos produtos e menus veganos em 228 países.
Leia também: O que é o Dry January?
O movimento não fica isolado apenas em janeiro. Ao longo do ano, a Veganuary incentiva e apoia pessoas e empresas a mudarem para uma dieta baseada em plantas como uma maneira de proteger o meio ambiente, prevenir o sofrimento dos animais e melhorar a saúde de milhões de pessoas.
O site da campanha traz várias informações para se tornar vegano. Além disso, um espaço exclusivo para receitas, até mesmo receitas irlandesas em versões veganas.
Sim, como dissemos, a Irlanda participa ativamente do Veganuary. O site do movimento tem, até mesmo, receitas de pratos tradicionalmente irlandeses em versões veganas.
Tortas, bolos, ensopados e outras especiarias tipicamente irlandesas podem ser modificadas e ganhar opções sem carne ou derivados. Veja aqui algumas das receitas.
O supermercado Lidl, muito famoso também na Irlanda, lançou um espaço em seu site para divulgar produtos veganos durante o Veganuary. São salsichas e hambúrgueres (plant base), além de opções de pizza, nuggets e carne moída vegana.
Uma lista com muitos nomes famosos da cultura, da arte e do entretenimento apoiam a campanha Veganuary. Entre eles, está Joaquin Phoenix. O ator, intérprete do Coringa nos cinemas, disse:
“Se você olhar a crise climática ou a violência do sistema de alimentação e se sentir desamparado, pense: ‘eu gostaria que houvesse algo que pudesse fazer’. Você pode! Agora! Inscreva-se para tentar ser vegano em janeiro.”
O músico Paul McCartney, já reconhecido cidadão vegano, afirmou que é vegetariano há 40 anos e que incentiva as filhas à “segunda-feira sem carne”.
“Todos estamos tentando fazer o mundo um pouco melhor. Então, por que não se inscrever e fazer parte (do Veganuary), dar uma chance e ver como você se sente? Isso poderá ser a melhor coisa que você já fez.”
Leia também: Restaurantes veganos na Irlanda: conheça seis opções deliciosas
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…