A cerimônia de funeral e velório na Irlanda é muito diferente do que os brasileiros estão acostumados. Tradicionalmente, as famílias irlandesas respeitam muito o momento, celebrando a vida de quem se foi de forma festiva.
Por isso mesmo, é bastante comum a frequência intensa dos parentes, mesmo distantes, nas cerimônias fúnebres quando um tio, um primo, a avó ou sobrinha morre. Até mesmo a morte de um parente de amigo do trabalho, por exemplo, é respeitada.
Se no Brasil, uma cerimônia fúnebre é basicamente o velório seguido de enterro, na Irlanda isso vai além. O corpo faz uma programação bem intensa antes de partir para o cemitério.
Vamos entender melhor como funciona um velório na Irlanda?
O funeral na Irlanda começa com o “Wake Ceremony”. Nesse momento, acontece um velório só para amigos, parentes e poucos convidados para visitar o corpo em casa (“funeral home”).
Nessa hora, a família oferece um comes e bebes e também é um momento especial de muitas recordações sobre o falecido.
O segundo dia após a morte acontece uma cerimônia mais simples, o “removal”, que é o momento onde a casa funerária vai buscar o corpo na casa.
A comunidade, os amigos não tão próximos ou mesmo quem estiver passando pelas redondezas pode chegar para cumprimentar os familiares, marcar pelo menos 10 minutos de presença e sair.
Sabe aquelas cenas de filmes de velórios acontecendo dentro de igrejas, com o padre relembrando a vida de quem se foi? Na Irlanda não é diferente.
No terceiro dia de celebrações, é hora da missa em respeito ao morto. E é nesse local que o corpo permanece durante toda a noite. Enquanto isso, ao invés de velar o defundo madrugada afora, a família vai para um pub celebrar.
Música, discurso sobre o defunto, gargalhadas, lágrimas e pints. Tudo faz parte do velório na Irlanda!
Lembra que falei sobre as missas que aparecem em filmes, veja abaixo uma cena de um velório irlandês no filme P.S. I Love You:
A quarta fase do funeral na Irlanda é a última, ou seja, é o dia do enterro. Em alguns casos, os mais chegados são convidados parauma celebração final na casa da família ou em um restaurante.
Dias após o enterro, os participantes, parentes e amigos recebem em casa um cartão de agradecimento com uma mensagem de adeus e uma foto do morto.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…
O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou seus dados mensais sobre…
Fazer um intercâmbio na Irlanda é o sonho de muita gente, não é mesmo? Porém,…
Se você trabalha na Irlanda, já deve ter ouvido falar de uma palavra chatinha que…