Entenda os riscos de comprar medicamentos nas redes sociais durante o intercâmbio
Tudo pronto pro intercâmbio? Passaporte, dinheiro, roupas, calçados, escola de inglês… mas, e a saúde? Fez check up? Foi ao dentista? E quanto a medicação? Faz uso de algum medicamento específico? Esse é o foco do texto de hoje!
Para quem faz uso contínuo, a dica é: calcule a quantidade que precisará para o período de intercâmbio e leve, também, um excedente proporcional (Por exemplo: se planejou ficar 6 meses, leve um excedente de 3 meses). Se está levando somente por precaução, lembre-se de levar para casos mais recorrentes em sua saúde, tais como gripes, resfriados, má digestão, etc.
Nos dois casos, contínuo e precaução, há de se tomar cuidado com o armazenamento, assim como no Brasil. Para proteger o medicamento é preciso deixá-lo em local seco, arejado e longe da luz solar ou do aquecedor. A Irlanda é um país muito úmido, então sempre dê uma olhadinha no local onde guardou os seus remédios.
Outro erro corriqueiro é descartar as embalagens dos medicamentos para poupar espaço na mala. É sempre melhor manter o medicamento na embalagem original. Só retire da caixa se tiver lote e validade no blíster (parte da embalagem diretamente em contato com o remédio), e nunca retire do blíster e coloque em outra embalagem se for deixá-lo guardado durante um longo período. Tomar um medicamento alterado ou vencido pode trazer mais malefícios que benefícios para a sua saúde.
Observe também o aspecto e o odor antes de ingerir. Se houver alteração, descarte. Sempre tome medicação com água e tome cuidado com as interações medicamentosas. Uma dica geral é dar intervalos entre 3-4 horas ao ingerir medicamentos diferentes. Qualquer dúvida, leia a bula ou entre em contato com quem o manufaturou.
Sobre a parte legal em relação aos medicamentos, se algo é ilegal em um país, provavelmente será nos outros também, então a venda indiscriminada de medicamentos é totalmente proibida – se essa atividade envolver medicamentos controlados, popularmente conhecidos como “tarja preta” e antibióticos, é considerado um crime grave.
É muito comum observar nas comunidades virtuais a troca e venda de medicamentos. O que pode parecer uma boa e, principalmente, uma economia, já que para se conseguir uma prescrição médica na Irlanda você precisará passar por uma consulta médica (e ela não custará menos de 50 euros), pode trazer sérias implicações. Como?
Primeiramente, porque a venda de medicamento por pessoas não autorizadas é uma prática ilegal em qualquer país do mundo. Somente uma empresa registrada com Farmacêutico responsável pode comercializar medicamentos. Então, se alguém é descoberto comercializando qualquer tipo de remédio, especialmente em outro país, estará em sérios problemas. E não digo isso para assustar! A punição também dependerá do tipo de medicamento, da quantidade e da profissão da pessoa envolvida (um profissional da área da Saúde sofrerá consequências maiores). Além disso, se houver algum dano à saúde da pessoa que comprou, o vendedor também pode ser responsabilizado.
É bem provável que a pessoa tenha que responder na justiça local do país e também na brasileira. Na Irlanda, a condenação para tráfico internacional de drogas é de no mínimo um ano de prisão e no máximo perpétua, dependendo do caso. Vale ficar atento a essas questões antes de pensar na possibilidade de fazer uma grana extra com o comércio de medicamentos por aqui.
O segundo ponto é que o risco da venda indiscriminada de medicamentos não possui apenas efeitos legais. Para quem compra também pode ser um risco. Como já citei anteriormente, os medicamentos precisam ser armazenados em local seco, arejado, sem grandes variações de temperatura e umidade. Portanto, ao comprar um medicamento de terceiros, você dificilmente saberá se essas recomendações foram seguidas. É possível, por exemplo, que você esteja desperdiçando dinheiro com um medicamento que não fará o efeito esperado, por ter sido armazenado de forma incorreta.
Entretanto, você intercambista prestes a vir para a Irlanda, inclua no seu checklist uma lista com os medicamentos que você possa precisar durante seu intercâmbio, tendo o cuidado de solicitar ao seu médico, antes da viagem, a prescrição correspondente, escrita em Português e com a assinatura e carimbo dele. Dessa forma você estará livre de quaisquer complicações. Outra dica importante é tentar verificar, antes de viajar, se a medicação que você está levando é vendida na Irlanda, pois se ocorrer algum imprevisto, como perda, vencimento, alteração do medicamento, você terá como solicitá-lo a um médico local.
Qualquer dúvida, entre em contato com seu Farmacêutico, com o Conselho Regional de Farmácia da sua região, ou até mesmo com a ANVISA. Boa viagem e boa sorte!
Sobre o autor:
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…