Com uma temperatura média nacional de 14,5 °C, o verão de 2024 foi o mais frio dos últimos nove anos na Irlanda. De acordo com o Met Éireann, o verão deste ano ficou 0,28 °C abaixo da média de longo prazo (1991-2020).
Desde 2015, não se registrava um verão tão frio. Além disso, quase todas as regiões experimentaram temperaturas abaixo da média sazonal, com exceção do Phoenix Park, em Dublin, que registrou uma ligeira alta de 0,2 °C.
Vale destacar que para os meteorologistas da Irlanda, o verão irlandês começa em junho e termina no dia 31 de agosto, com o outono começando em 1º de setembro. O calendário astronômico considera o início do outono no hemisfério norte em 22 de setembro de 2024.
O verão de 2024 se destacou pela influência de massas de ar polares que bloquearam o avanço de sistemas de ar quente. O fenômeno resultou em uma estação mais fria e seca, com exceção do noroeste, que foi marcado por chuvas significativas, segundo o Met Éireann.
O verão de 1995 foi o mais quente já registrado, com uma média de 16,11 °C, enquanto o verão de 1912 continua sendo o mais frio, com 12,65 °C.
A quantidade de chuvas foi consideravelmente variada, com a maior parte do país apresentando precipitação abaixo da média histórica.
O Aeroporto de Dublin, por exemplo, registrou apenas 53% de sua média de longo prazo, com 104,7 mm de chuva.
Por outro lado, no Condado de Mayo, o Newport recebeu 419 mm de chuva, representando 130% da média esperada. O dia mais chuvoso da estação também ocorreu em Newport, com 34,6 mm de precipitação em 4 de agosto.
Em relação aos dias de chuva, variou de 43 dias em Roche’s Point, no Condado de Cork, até 73 dias no Aeroporto de Knock, no Condado de Mayo.
O número de dias “muito úmidos” – com mais de 10 mm de precipitação – foi de 18 dias em Newport, enquanto algumas regiões, como Moore Park, no Condado de Cork, não tiveram nenhum dia muito úmido durante o verão.
O verão também foi marcado por ventos fortes. A média de velocidades variou de 10,2 km/h em Ballyhaise, no Condado de Cavan, até 26,7 km/h em Mace Head, no Condado de Galway. Além disso, tempestades e ventos com força de vendaval foram registrados em cinco dias de agosto, especialmente durante a tempestade Lilian, que afetou o sudoeste da Irlanda.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…