Viagem entre Irlanda e UK terá Duty Free sem impostos em caso de Brexit sem acordo

Se não existe quase nada muito certo sobre como ficará a União Europeia após a saída do Reino Unido, uma coisa boa, pelo menos, já está garantida. Quem viajar entre Reino Unido e Irlanda, em caso de Brexit sem acordo, poderá fazer compras mais baratas nos shoppings de aeroportos, os famosos Duty Free. Hoje, quem viaja entre países pertencentes à UE não pode ter esse desconto. Portanto, com UK fora do bloco, os passageiros indo ou vindo da Irlanda poderão comprar álcool, perfumes e cigarros, por exemplo, a preços extremamente reduzidos.

Brexit sem acordo com UE vai ter uma vantagem: compras em aeroportos serão isentas de taxas em viagens entre Reino Unido e Irlanda. Foto: Eag1e | Dreamstime

O governo britânico revelou que pretende reintroduzir compras isentas de impostos para passageiros que viajam para países da UE se o Reino Unido deixar a UE sem um acordo em 31 de outubro.

Leia também: Brexit poderia unir Irlanda e Irlanda do Norte?

O ministro das finanças, Paschal Donohoe, disse que as vendas com impostos especiais em lojas francas — sujeitas a alguns limites de compra — funcionariam no caso de um Brexit difícil. “O efeito do anúncio hoje pelo governo do Reino Unido sobre o retorno de compras isentas de impostos entre o Reino Unido e os Estados-Membros da UE significa que a Irlanda, no respeito às nossas obrigações internacionais, vai, como pretendido, retribuir a decisão do governo do Reino Unido e facilitar as compras para passageiros que viajam da Irlanda para portos e aeroportos do Reino Unido.”

Continua após a publicidade

Com Brexit sem acordo, viagem entre Irlanda e Reino Unido vai facilitar compras em shoppings de aeroportos. Foto: Pixabay

Com o Brexit, o Reino Unido assumirá o status de “país terceiro” em termos de relacionamento comercial com a União Europeia.

Leia também: Com Brexit, viagem entre Irlanda e Reino Unido com pets pode ser mais burocrática

O governo britânico, porém, afirmou que a isenção de impostos não se aplica a pessoas que viajam da Irlanda do Norte (que fica no Reino Unido) para a República da Irlanda, já que as compras isentas de impostos se aplicam apenas a aeroportos e portos.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025