Ao longo da vida, vamos acumulando coisas de todos os tipos: roupas, sapatos, livros, coleções e até amigos. E quando chega a hora de partir pro intercâmbio e começar uma vida diferente em um novo país, esse apego a tudo que acumulamos ao longo dos nossos anos de vida vai sofrer um grande impacto.
O primeiro grande impacto será na hora de fazer as malas. As restrições do número de bagagens e do peso existem, e não permitem que você traga tudo o que acumulou. Se der sorte, ainda pega voos que permitem 2 malas grandes de 32 quilos – algumas companhias aéreas, como a Latam, já mudaram esse limite para 2 malas de 23 quilos em voos para o Brasil.
Não vou conseguir, é muito pouco! – Claro que consegue.
E a gente sabe que o apego vai voltar – ou pelo menos tentar – com as coisas novas que você vai comprar por aqui.
Malas feitas, poucas peças eleitas para se mudarem com você e já vem a segunda parte do sufoco: onde vou guardar tudo o que eu trouxe? Se tiver 2 portas de armário inteiras só para você, já pode comemorar. Isso mesmo, por aqui as casas não tem tantos armários como no Brasil. Talvez muito pela cultura ser diferente. Poucos casacos, peças essenciais e a bota para não molhar o pé com a chuva. Tudo bem, a gente dá um jeito e improvisa alguma coisa.
Não é segredo para ninguém que está cada vez mais difícil encontrar casas ou quartos em Dublin. E se isso não fosse o bastante, está cada vez mais caro também. E nessa hora é preciso desapegar de muito mais. É preciso estar aberto para um novo estilo de vida. Se você não está acostumado a dividir suas coisas, vai precisar aprender.
Muita gente que nunca dividiu seu quarto, talvez tenha que dividir com mais de uma pessoa. Vai precisar compartilhar o banheiro, a cozinha e a casa com pessoas que você nunca viu antes na vida. E ao mesmo tempo vai precisar aprender que cada um tem seu espaço, como na pequena geladeira – e que o iogurte do “flatmate” não é seu, e só pode ser comido se ele disser que tudo bem.
Conseguiu sua vaga, a casa é legal, os novos amigos também… Vida nova no rumo certo! Mas estamos na Europa e viajar pra conhecer outros países é preciso e faz parte da experiência. Já falamos que os alugueis são caros e ninguém quer pagar 15 dias de aluguel à toa, né?! Chegou a hora de desapegar mais uma vez!
É por isso que sempre encontramos tantas vagas temporárias anunciadas nos grupos do Facebook e nos sites de alugueis de casa. Ninguém quer gastar o tão suado dinheiro sem necessidade e, por isso, quando alguém sai de férias, seja pelo tempo que for, aluga sua vaga ou seu quarto para quem estiver interessado. Provavelmente, outra pessoa que você nunca viu na vida vai dormir na sua cama por alguns dias.
No começo, isso tudo parece muito complicado, mas com o tempo a gente aprende a conviver com o desapego. Por aqui, as coisas acontecem muito rápido e é nessa mesma velocidade que vamos aprendendo um novo estilo de vida.
Imagens via Depositphotos
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…