Para a maioria dos brasileiros, viajar de trem entre uma cidade e outra deixou de ser comum há muito tempo. Na Europa, porém, o deslocamento sobre trilhos é tão praticável quanto andar de carro e ônibus. Em certos pontos, apenas a beleza do trajeto já é um atrativo turístico.
Entre as viagens mais procuradas está o Glacier Express, um trem com vista panorâmica que cruza os Alpes entre duas cidades suíças. Com um visual de tirar o fôlego, esse é um daqueles passeios para se levar na memória (real e virtual) para o resto da vida.
É possível embarcar no Glacier Express na cidade de St. Moritz com destino a Zermatt. Por esse caminho, o trem passa por mais de 90 túneis e quase 300 pontes.
É possível ver o The Rhine Gorge, ou desfiladeiro Reno, conhecido como Grand Canyon suíço.
Leia também: Conheça os destinos de viagem favoritos dos irlandeses
O Glacier Express é considerado (com orgulho) o expresso mais lento da Europa, fazendo todo o percurso em, aproximadamente, oito horas. Afinal, para que correr se a vista é tão privilegiada, não é mesmo?
Além disso, a cozinha do trem prepara entradas, pratos principais e sobremesas para uma viagem demorada, mas sem fome. O bar serve drinks e bebidas alcoólicas ou não.
Leia também: O que fazer na Irlanda: atrações imperdíveis e roteiro para 1, 3 e 5 dias de viagem
Existem vários voos que saem de Dublin para Lugano ou Zurique. Ambas as cidades ficam, aproximadamente, a 2h30 de distância de St. Moritz, trajeto que pode ser feito de trem ou ônibus.
Apenas uma linha de trem do Glacier Express funciona de dezembro até maio e, no verão, opera-se com mais linhas. A companhia férrea oferece pacotes de passagem e hotel ou o passageiro pode, ele mesmo, reservar uma acomodação em Zermatt para o retorno no dia seguinte.
A primeira viagem de trem entre St. Moritz e Zermatt foi feita em 25 de junho de 1930, pouco tempo depois de a Suíça ter descoberto o atrativo turístico de viagens de trem entre os Alpes.
Nos anos 1940, o Glacier se tornou elétrico e reduziu o tempo de viagem de 11 para oito horas. Quarenta e dois anos depois, o Glacier Express passou a oferecer viagens não só no verão, mas o ano todo.
É possível aproveitar a viagem para fazer excursões nos Alpes, parando nos pontos em que o trem passa e curtindo a paisagem e as atividades nas cidades. São inúmeros os tours, como um passeio pelo Reno, que pode ser feito andando, com bicicletas ou, até mesmo, pelo próprio desfiladeiro.
É possível, ainda, conhecer Matterhorn, Bies Glacier, Kipfen Gorge, Kin Bridge, Stalden, Lago Sils, Corvatsch, entre outros pontos. As regiões são famosas principalmente pelo turismo de aventura.
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…