Esse post é de alguém que leva uma vida vegetariana há anos e que antes de viajar para a Irlanda pesquisou textos sobre a gastronomia local e, no início, acabou se assustando, pois só conseguia encontrar informações sobre o famoso Irish Breakfast; salsicha, linguiça, bife e carneiro. Isso quase a fez desistir de levar uma mala de roupas para levar uma mala de comida.
Mas será a realidade do vegetariano na Irlanda é tão cruel assim?
Depois de pesquisar mais um pouco percebi que não era tão ruim assim, pois para todos os efeitos, ela estava indo para a terra da batata! Quando chegou aqui, concluiu: havia outros legumes e verduras, e até mesmo feijão. Inclusive as melhores ofertas nas redes de supermercados como Tesco, Lidl e Aldi, são de legumes e frutas. Toda semana é possível comprar itens por 0.49 cents facilmente.
Para quem prefere ir a feira, a região central de Dublin está repleta delas. Vale ainda como oportunidade de interagir com os locais, comprar verdura fresquinha e deixar a dieta em dia.
O que nem todo mundo sabe é que não só de frutas, verduras e legumes que vivem os vegetarianos, eles também são filhos de Deus!
Haja paciência pra lavar os legumes, colocar de molho, cortá-los e ainda cozinhá-los depois de um dia cheio! Em outro texto citamos alguns achadinhos para vegetarianos na Ilha.
Em São Paulo ser vegetariano sai mais caro do que comer carne. Uma caixa de hambúrgueres de soja com quatro porções, por exemplo, custa uma fortuna. Isso quando tem no supermercado ou não é daquela marca “chulézenta” que, se mexer, esfarela.
Aqui na Irlanda isso já é diferente. É possível comprar uma caixa de hambúrgueres e tantos outros produtos veganos com preços bem acessível e com variedade. Ser vegetariano ou vegano deixou de representar sinônimo de produtos caros há muito tempo.
Empresas mais conscientes e a competição acirrada, mudaram essa realidade e atualmente, todos os grandes supermercados na Irlanda, dispõem de seções específicas para veganos.
Outra facilidade que observei nas gôndolas irlandesas é a facilidade de identificar os produtos veganos, mesmo quando eles não estão em áreas específicas. Para encontrá-los basta procurar pela letra “V” acompanhado da legenda “Suitable for vegetarians”. Simples não?
A facilidade não está somente nos supermercados, como também nos cafés, lojas de conveniências, restaurantes e até mesmo nas redes de fast-food. Isso sem falar que nos Spars espalhados pela cidade você pode montar o seu lanche com preços bem convidativos. Para quem curte comer fora, listamos os 7 restaurantes deliciosos para veganos na Irlanda. Vale a consulta.
Então fica a dica! Você ai que assim como eu pensava que ia desembarcar na Irlanda no escuro e correndo o risco de não encontrar produtos para a sua dieta vegetariana ou vegana, respire aliviado, e se prepare para explorar muito, pois por aqui o que não falta são opções.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A cidade de Dublin está pronta para celebrar o Ano Novo em grande estilo com…
As inscrições para o programa de bolsas de estudos Global Excellence Scholarships já estão abertas.…
O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…