Vídeos de uma festa em um pub no centro de Dublin viralizaram na internet, mostrando um garçom distribuindo bebidas no balcão do bar enquanto o público dançava sem distanciamento social ou máscaras, como se fosse uma balada propriamente dita, algo que está proibido na Irlanda.
A “festa” foi divulgada como um evento restrito no Berlin D2, pub conhecido na região central da capital, com ingressos custando 25 euros, distanciamento social e reserva de mesas, o que parece não ter acontecido.
Atualmente, a flexibilização do lockdown está em sua terceira fase, com a quarta fase — que inclui abertura de pubs e casas noturnas — adiada.
Apenas pubs que funcionam como restaurantes podem atuar durante a terceira fase. Os frequentadores precisam, necessariamente, consumir algum prato e a permanência no local deve ser restrita a 90 minutos.
Sobre os vídeos e a festa, o ministro Simon Harris, do Ensino Superior, Pesquisa, Inovação e Ciência tuitou sobre o caso, e foi enfático, dizendo:
“Um chute certeiro no estômago e o dedo médio para todos em nosso país que trabalharam tanto e se sacrificaram tanto, para todos que perderam um ente querido ou adoeceram com COVID19, para todos os trabalhadores da linha de frente e para todos os proprietários de empresas responsáveis que sofreram muito. Vergonhoso.”
Em reportagem da RTÉ, o dono do estabelecimento afirmou que na maior parte do tempo, durante o sábado, o público do bar estava respeitando as premissas impostas pelo governo e que as câmeras internas do pub provam que o vídeo representa “20 segundos de loucura”.
Leia também: Pubs terão valor mínimo de pratos para abrir em junho
O ministro da saúde, Stephen Donnelly, disse que a maior parte dos restaurantes e pubs que atuam como estão seguindo as regras impostas pelo governo para conter o coronavírus. Segundo ele, a Garda esteve em 6.000 estabelecimentos no fim de semana, sendo apenas 26 identificados contrariando regras.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…