Photo by Salah Ait Mokhtar on Unsplash
O comportamento antissocial de grupos de jovens na capital da Irlanda não é novidade para ninguém. São inúmeros os casos de violência em Dublin já registrados contra grupos minoritários e patrimônio público.
Porém, o que os irlandeses definem como “anti-social behaviour”, tem afetado ultimamente o transporte público, de modo a ser necessário mudar a rotina de usuários e funcionários.
Motoristas do Dublin Bus estão se recusando a percorrer algumas áreas da capital irlandesa após dezenas de casos de comportamentos anti sociais serem registrados. Um desses locais é Tallaght, na área Sul de Dublin.
Cerca de 155 incidentes de violência em Dublin foram registrados lá no ano passado, sendo 35 em dezembro. Conforme descreveu uma reportagem do jornal Irish Examiner, em um dos casos, cerca de 20 jovens pararam um ônibus que estava sendo guiado por uma motorista mulher, arrombaram as portas e jogaram pedras, botijões de gás e bolas de neve contra o veículo.
Um dos jovens chegou a agredir a motorista, esfregando neve em seu rosto.
Ônibus de Dublin são depredados por grupos antissociais (foto ilustrativa). Foto: Amber Kipp on Unsplash
O comportamento antissocial também atinge outro meio de transporte em Dublin, o Luas. Logo no início de 2023, uma briga violenta ocorreu na parada Balally, em Dundrum.
O próprio Fine Gael, partido do Executivo da Irlanda, afirmou que é necessário aumentar a presença da Garda nas paradas de Luas assim como câmeras CCVV para identificar pessoas com comportamento antissocial.
Vale lembrar que no Budget 2023 são esperadas a contratação de mil novos policiais para integrar a Garda e 430 seguranças adicionais.
Leia também: Como reportar crimes e casos de violência na Irlanda?
O Dublin Bus informou que houve um acordo com sindicatos de motoristas e funcionários do transporte público da capital da Irlanda e afirmou que as rotas 27, 65b e 77a seguirão o protocolo de comportamento antissocial.
Casos de violência em Dublin no transporte público são pauta dos principais jornais irlandeses. Foto: Salah Ait Mokhtar on Unsplash
Não apenas em Dublin os casos de violência acontecem, principalmente no transporte público. Ao jornal Irish Examiner, motoristas relataram os casos de comportamento anti social, principalmente de grupos de jovens e até mesmo crianças.
Um deles ocorreu na linha entre Cork City e Crosshaven. Foram cerca de 100 pessoas que invadiram o ônibus e atacaram o motorista. Outros casos tem relatos de depredações com ônibus sendo destruídos e passageiros ficando completamente assustados, inclusive turistas.
Os policiais da Garda estão acompanhando os ônibus que fazem a rota de Tallaght para combater os ataques que estão acontecendo aos veículos, motoristas e passageiros.
A própria corporação divulgou fotos de um policial no interior de um ônibus e uma viatura acompanhando o Dublin Bus.
De acordo com a Garda, sete homens foram presos como parte das investigações, incluindo acusações de comportamento anti social e tráfico de drogas.
As investigações que buscam reponsáveis pela violência em Dublin nos últimos dias seguem ocorrendo, segundo a Garda.
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…